icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Políticos comentam a morte de Ronaldo Cunha Lima

Ronaldo Cunha Lima morreu na manhã deste sábado, aos 76 anos, vítima de câncer.

Publicado em 07/07/2012 às 14:33

Após a morte do ex-governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima, na manhã deste sábado (7), políticos lamentaram a perda do político e poeta e comentaram sobre os feitos dele em vida. O político e poeta morreu na manhã desta sábado (7) em decorrência de um câncer de pulmão.

Veja galeria de fotos de Ronaldo Cunha Lima em vida.

O corpo de Ronaldo Cunha Lima está sendo velado no Palácio da Redenção em João Pessoa. Às 19h, o corpo segue para Campina Grande, onde acontece outro velório e também o enterro.

Antes do velório, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) falou sobre a morte do pai. Ainda na casa da família ele agradeceu a solidariedade que a família estava recebendo e enalteceu a história política de Ronaldo. “Um humanista , um poeta, um homem público que mostrou que é possível fazer política com decência, com dignidade”, disse o senador Cássio Lima. O senador agradeceu à população da Paraíba pelo apoio e disse que esse também era o momento de pedir perdão pelos erros do pai.

“As últimas palavras dele foram ontem. Ele estava sedado. Agonizou muito, mas durante todo esse período se mostrou conformado. Não reclamava trazia palavra de alegria e gestos de sinal positivo com o polegar”, afirmou Cássio sobre os últimos momentos do pai. Foi ele que anunciou a morte do pai na manhã deste sábado. "Os Poetas não morrem! O Poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou", disse pelo Twitter.

O presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), ressaltou as qualidades de Ronaldo como político e humano, em víde. “Morre, com Ronaldo Cunha Lima, uma das grandes expressões humanas e políticas do nosso tempo”, declarou. Sarney relembrou momentos da carreira política do tucano, que também já foi peemedebista. “Ele, sem dúvida, ocupou um espaço muito grande na [...] política paraibana e também no Brasil, porque ele sempre participou da discussões dos grandes problemas nacionais. Eu recordo da defesa que ele fez da Petrobras, quando, no governo de Fernando Henrique Cardoso, discutiu-se a privatização daquela empresa”, comentou.

Cícero Lucena (PSDB) comentou o caso em nota enviada à imprensa. Ele disse que perdeu um “amigo-irmão” e destacou que foram canceladas todas as suas atividades de campanha à prefeito de João Pessoa deste fim de semana. "Que o nosso Ronaldo Cunha Lima descanse em paz, esse homem que me iniciou na política e que tanto me ensinou. Vá na paz de Deus, poeta, meu amigo-irmão", disse Cícero Lucena, que já vice de Ronaldo na campanha de 1990.

Além de decretar luto oficial de três dias em Campina Grande, o prefeito da cidade, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), comentou que Campina Grande e a Paraíba perdem um de seus filhos ilustres. “Campina e a Paraíba lamentam a morte do poeta Ronaldo. Faço o registro de que a sua passagem entre nós foi marcada por intensas atitudes, como homem, como político, como administrador e homem da literatura, disse.

O prefeito Veneziano também demonstrou solidariedade com os familiares de Ronaldo. “Ao fazer este registro, rogamos a Deus que o acolha em um bom recanto. Meus mais sinceros sentimentos a todos os seus familiares”, completou.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, também decretou luto de três dias na capital. “É uma perda irreparável para a história política e administrativa da Paraíba. Ronaldo contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso Estado, tanto no papel de homem público quanto no de artista. A Paraíba se despede não só do político e administrador, mas de um dos nossos mais expoentes poetas”, ressaltou Agra.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), também lamentou a morte de Ronaldo Cunha Lima. Na porta da casa da família do ex-governador, Ricardo disse que ele era uma das figuras mais marcantes da história da política paraibana e destacou a participação dele no processo de redemocratização do país.

"Era uma pessoa que conseguia até nas mais profundas adversidades exalar o que chamo de sentimento de olhar o mundo com o lirismo da poesia”, disse o governador Ricardo Coutinho.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp