icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TJ deflagra eleição de novo desembargador

Relação com os seis mais votados será enviada para apreciação do pleno do TJPB, para formação de uma lista tríplice.

Publicado em 07/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:20

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) publicou ontem no Diário da Justiça a aposentadoria do desembargador José Di Lorenzo Serpa, abrindo vaga pelo Quinto Constitucional para a escolha de um novo desembargador, que sairá dentre os membros do Ministério Público Estadual da Paraíba (MPPB). O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, aguarda a comunicação do TJPB sobre a vacância do cargo para poder iniciar o processo de eleição da lista sêxtupla.

Além do próprio Oswaldo Trigueiro, estão confirmados como candidatos ao cargo de desembargador os procuradores de Justiça Marcus Vilar Souto Maior e Lúcia de Fátima Maia de Farias. A expectativa é que outros nomes se apresentem para disputar a eleição. A maioria dos procuradores ouvidos pela reportagem não manifestou interesse de se candidatar. “Eu não vou disputar a eleição, até porque o salário de um desembargador é igual ao de um procurador de Justiça”, afirmou Paulo Barbosa.

Já a sua colega Lúcia de Fátima não pensa dessa maneira e sonha em ser desembargadora. Esta já é a quarta eleição que ela participa. “Eu já entrei em três listas e espero novamente contar com o apoio dos meus colegas”, afirmou.

A lista sêxtupla será formada durante reunião extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público. O MPPB publicará um edital abrindo prazo de 5 dias para os candidatos se inscreverem.

A relação com os seis mais votados será enviada para apreciação do pleno do TJPB, a fim de que seja formada uma segunda lista, com três nomes. Na sequência, o TJPB encaminha a lista tríplice para o governador Ricardo Coutinho, que poderá nomear qualquer um dos três para a vaga de desembargador.

O Tribunal de Justiça da Paraíba é composto por 19 desembargadores, sendo que dois são oriundos do Ministério Público e dois da classe dos advogados. O último a entrar pelo MPPB foi o desembargador Fred Coutinho, que substituiu o desembargador Júlio Paulo Neto. Ele foi o segundo mais votado na lista tríplice e acabou sendo nomeado pelo então governador José Maranhão para compor o TJPB.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp