POLÍTICA
PMDB anuncia pré-candidatura de José Maranhão à prefeitura de João Pessoa
Partido apontou José Maranhão como pré-candidato mesmo sem ter apresentado pesquisa entre os nomes da legenda.
Publicado em 13/02/2012 às 23:00
O PMDB anunciou o ex-governador José Maranhão como seu pré-candidato às eleições para a Prefeitura de João Pessoa na noite desta segunda-feira (13). A decisão foi anunciada pelo presidente do PMDB na Paraíba, Antônio Souza, mas foi o próprio Maranhão quem disse ter números que mostram sua preferência. No entanto, a pesquisa não foi divulgada, o que desagradou o outro pretendente Manoel Júnior. O PMDB integrará o grupo de oposição, juntamente com o PSDB, na disputa eleitoral pela prefeitura da capital paraibana.
Apenas os dois nomes que disputavam a pré-candidatura pelo PMDB vão conhecer o resultado final da pesquisa, realizada por uma empresa do Rio Grande do Norte. A opção de usar uma empresa de outro estado, de acordo com o presidente do PMDB na Paraíba, foi para garantir que não houvesse nenhum tipo insinuação sobre o resultado.
Mesmo assim, Manoel Júnior afirmou também ter uma pesquisa que o favorece e discorda da decisão do partido de lançar o ex-governador como candidato. “Na medida em que a pesquisa é quem vai decidir, eu tenho meus números, mas não posso apresentar, e Maranhão tem os dele. Espero que depois de uma conversa que teremos com Michel Temer e Valdir Raupp possamos definir, de vez, o candidato do PMDB.
O ex-governador José Maranhão tem 78 anos e possui uma longa carreira política na Paraíba. Foi deputado estadual, federal, senador, vice-governador e governador por três vezes. A última vez em que José Maranhão esteve à frente do governo da Paraíba foi entre os anos de 2009 e 2010, quando por decisão do Supremo Tribunal Federal assumiu o poder com a cassação do então governador eleito em 2006, Cássio Cunha Lima.
O deputado federal Manoel Júnior é natural de Pedras de Fogo, cidade no Litoral Sul da Paraíba, onde foi prefeito por três vezes. Antes de se eleger deputado federal em , Manoel Júnior, foi deputado estadual entre 2003 e 2005, e vice-prefeito de João Pessoa entre 2005 e 2007, na chapa que tinha o atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, como prefeito.
Com o anúncio do pré-candidato do PMDB, sobe para dois os postulantes à Prefeitura de João Pessoa oficialmente anunciados. No mês passado o PSB, partido da atual gestão, anunciou o nome de Estelizabel Bezerra como pré-candidata.
Apesar do PSDB não ter apresentado oficialmente seu pré-candidato, o presidente do diretório do partido na Paraíba, Cícero Lucena, se colocou como principal nome para as eleições na capital paraibana. Situação semelhante do PPS, que possui seu presidente na Paraíba, o secretário de comunicação do estado, Nonato Bandeira, como possível pré-candidato para a Prefeitura de João Pessoa em 2012.
Comentários