VIDA URBANA
Alunos celebram Luiz Gonzaga
Cerca de mil alunos vibraram com as rimas e músicas e participaram das celebrações ao centenário do 'Rei do Baião'.
Publicado em 20/06/2012 às 8:00
O auditório da Escola Estadual Elpídio de Almeida, no bairro da Prata, em Campina Grande, virou um verdadeiro arraial de cultura na manhã de ontem durante uma homenagem feita a Luiz Gonzaga. Cerca de mil alunos vibraram com as rimas e músicas e participaram das celebrações ao centenário do 'Rei do Baião'.
O aluno Bruno Oliveira, 16 anos, se vestiu a caráter para prestigiar a comemoração. Ele e outros colegas estudaram algumas músicas de Gonzagão para apresentar a importância de suas histórias.
“Luiz Gonzaga é um dos mitos do Nordeste e foi o primeiro a divulgar a cultura da nossa gente, por isso a importância de homenageá-lo. A gente pesquisou a vida dele e o mais importante foi constatar que ele não tinha vergonha nenhuma de mostrar sua cultura”, disse o adolescente.
No auditório da escola, os estudantes fizeram apresentações de música, dança e teatro. Para a aluna Vanessa Barbosa, 16, viver uma época diferente da vivida por Luiz Gonzaga, não significa que os jovens de hoje não possam admirar e reconhecer os hábitos mais antigos.
“Muitos de nós não cresceu ouvindo forró pé de serra, xaxado, baião, mas a gente reconhece a importância desses estilos, porque também fazem parte da nossa cultura”, contou.
A diretora adjunta da escola, Betânia Pimentel, informou que a iniciativa da celebração partiu dos próprios alunos, que estudaram e pesquisaram as obras de Luiz Gonzaga. “Toda a comunidade escolar foi envolvida nesse projeto”, disse.
Comentários