POLÍTICA
STF critica greve dos juízes
Ministro Cezar Peluso diz que greve quanto a "operação-padrão" em processos que envolvem a União são iniciativas inadequadas e trazem impactos negativos para a imagem da magistratura.
Publicado em 20/10/2011 às 6:30
Em carta encaminhada às corregedorias de todos os tribunais federais do país, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, criticou ontem a greve anunciada por juízes para o final de novembro.
Segundo Peluso, tanto a greve quanto a "operação-padrão" em processos que envolvem a União são iniciativas inadequadas e trazem impactos negativos para a imagem da magistratura.
Para pressionar o governo por reajustes, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) informou que os juízes suspenderão até dezembro a publicação de citações e intimações de ações da Advocacia Geral da União.
"Permito-me solicitar à Vossa Excelência [corregedor de cada tribunal] que transmita aos magistrados a minha avaliação e preocupação quanto à total inadequação da iniciativa, que, a par de eventuais repercussões no âmbito legal, certamente trará impactos negativos à imagem da magistratura como prestadora de serviço público essencial", afirma a carta assinada pelo presidente do Supremo.
Ontem, o presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Ari Pargendler, determinou a instauração de um processo administrativo para apurar a chamada "operação-padrão" dos juízes. O assunto será tratado na próxima sessão do Conselho.
Comentários