CULTURA
Cenário investiga as redes sociais
Coreografia dirigida por Izabella Aranha tem apresentações hoje e amanhã, sempre às 20h, na Casa de Cultura Cia. da Terra.
Publicado em 09/08/2014 às 6:00
Na lógica capitalista, tudo é produto. Em uma rede social gratuita, não é ela o produto. A única constatação possível: o produto somos nós, usuários. Foi se debruçando em reflexões como esta que a Cenário Cia. de Dança concebeu Rede Po(Ética), espetáculo contemplado com o Fundo Municipal de Cultura (FMC) que estreia hoje em João Pessoa.
A coreografia dirigida por Izabella Aranha tem apresentações hoje e amanhã, sempre às 20h, na Casa de Cultura Cia. da Terra. O espetáculo volta a ficar em cartaz nos dias 23 e 24 de agosto, no mesmo horário. A entrada é gratuita.
Estruturada a partir de sete cenas, com trilha original de Erick de Almeida, a montagem começou a ser esboçada há dois anos, "quando ainda nem havia WhatsApp", ironiza Aranha, que divide cena com as bailarinas Janaína Vieira, Laís Luah, Kenia Cabral, Valesca Rique, intérpretes e co-criadoras.
"A gente se questionava a respeito de como as pessoas guardavam suas vivências em diários lacrados e, hoje, as expõem tudo de forma tão aberta, a todos", conta Aranha, que embarcou com as outras bailarinas em um processo criativo que utilizou elementos como as populares 'selfies', do Facebook, para compor as cenas. "Tentamos transpor para o corpo a maneira como as pessoas se colocam nas redes sociais."
A Cenário Cia. de Dança foi fundada no ano 2000. Rede Po(Ética) é o novo trabalho do grupo que, em 2012, foi contemplado com o Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos com A Deusa que Há em Mim.
Comentários