VIDA URBANA
Museu em JP volta a receber visitas
Local abriga mais de 1.733 peças da cultura paraibana; revitalização contemplou as áreas internas e externas da edificação.
Publicado em 03/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:21
O Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, em João Pessoa, volta a receber visitas a partir de hoje, após sete meses de atividades suspensas devido a trabalhos de revitalização física promovidas pelo Governo do Estado.
O local, que abriga mais de 1.733 peças da cultura paraibana, recebeu investimentos na ordem de R$ 200 mil para garantir a segurança e o conforto dos amantes da arte popular. O processo de revitalização contemplou as áreas internas e externas da edificação que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).
De acordo com a diretora do Museu, Pedrita Tavares, o espaço estava com sérios problemas na cobertura, nas instalações elétricas e hidráulicas, próprios do desgaste do tempo, o que demandou uma grande intervenção da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan).
“Todo esse trabalho foi necessário para preservar tanto a edificação quanto as peças. Agora podemos receber com dignidade nosso público”, explicou a diretora, informando que o espaço está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados e domingos, das 10h às 18h.
Segundo o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, a recuperação do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa faz parte dos investimentos que o Governo do Estado tem feito nos últimos anos em prol da Cultura e do Turismo, como está acontecendo no Espaço Cultural e na Casa do Artesão, no Varadouro.
“A arte tem o poder inestimável de promover a inclusão social e cultural. Quando o turista chega na cidade, ele quer conhecer a identidade do lugar”, ressaltou Coutinho, adiantando que o próximo passo será criar pontos permanentes de escoamento para a produção artesanal do estado.
“A ideia é que sejam criados espaços de venda, para que os visitante, após visitar o Museu, possa adquiri peças semelhantes as que lhe agradaram”, finalizou o Ricardo Coutinho. A Casa do Artista Popular foi inaugurada em 2006.
Comentários