VAMOS TRABALHAR
Despreparo de candidatos de TI é comprovado nas seleções
Melhores profissionais já estão empregados.
Publicado em 19/08/2012 às 17:00
O proprietário da empresa Construir Sites, Alcir Lima, reconhece a dificuldade em encontrar profissionais qualificados. “Acho que isso é consequência da concorrência entre as empresas, que vem aumentando muito. Por isso, os melhores profissionais já estão empregados”, avalia. Ele diz também que as universidades não têm formado pessoas aptas ao mercado de trabalho. “Na faculdade, muitas vezes, o aluno tem apenas uma noção superficial do conteúdo”, afirma.
Segundo Lima, o despreparo dos candidatos pode ser comprovado na hora da entrevista. “Quase sempre ninguém tem experiência com nenhuma ferramenta que seja um pouco mais específica”, revela. Ele diz que também observa “uma certa acomodação dos candidatos, além da pouca ou nenhuma experiência em ferramentas e linguagens específicas”. Prova disso é que a empresa já ficou com a oferta de vaga aberta por quatro meses.
De acordo com Alcir, o profissional de TI deve saber trabalhar em equipe, ter conhecimento da ferramenta para a qual foi contratado. “Também deve ser proativo”, frisa. Por mês, a Construir Sites recebe em média dez currículos, sem ofertar vaga. Em cargos muito específicos, segundo Alcir, a quantidade fica em torno de 20 currículos. “Em cargos menos específicos, já recebemos mais de 150 currículos”, afirma.
Comentários