icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

SMS confirma duas mortes por dengue

Foram registrados 2.461 casos de dengue clássica, 46 casos de dengue com complicação e 43 casos de febre hemorrágica da dengue, totalizando 2.550 casos.

Publicado em 14/10/2011 às 6:30

O 13º boletim da dengue divulgado, ontem, confirmou a ocorrência de mais duas mortes pela doença, totalizando quatro até setembro deste ano em João Pessoa. O mais recente informativo lançado pela Diretoria de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revela ainda o registro de 2.461 casos de dengue clássica, 46 casos de dengue com complicação e 43 casos de febre hemorrágica da dengue (FHD), totalizando 2.550 casos confirmados.

Outros sete casos de FHD seguem em investigação. No boletim anterior, o 12º, divulgado no mês de agosto, a SMS já apresentava o registro de quatro casos de óbito por dengue na capital, contudo, apenas duas ocorrências estavam confirmadas e as outras duas seguiam em investigação.

Em relação à notificação de casos de dengue, os números do boletim atual revela queda de casos de dengue. De acordo com os dados apresentados, foram registrados apenas 67 casos suspeitos, o menor número desde janeiro, deste ano. Nos meses de março a junho foram notificados mais de 400 casos confirmados de dengue.

Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde, destacou que apesar da diminuição no número de casos, o município está organizando ações para se preparar para o combate ao mosquito no verão deste ano e em 2012. Em novembro, já está programada a realização de uma Oficina de Planejamento com toda a rede de saúde do município, atores e instituições parceiras na execução do Plano de Contingência da Dengue em 2012. "Foi dessa forma que trabalhamos em 2010 e tivemos boas respostas junto à Gerência de Medicamento, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Emlur, Distritos Sanitários e os Núcleos de Vigilância Epidemiológica dos Hospitais”, assinalou Talita.

A diretora ressaltou que também deve ser considerado que no verão a combinação de calor intenso e chuvas esparsas favorecem a proliferação do Aedes aegypti, aumentando o risco de transmissão da doença, mas destacou a importância da preparação da gestão no combate à doença. "A elaboração e execução do Plano de Contingência da Dengue é um mecanismo adotado por essa gestão há vários anos e vem surtindo um efeito esperado anualmente, evitando assim a efetivação de epidemias”, declarou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp