COTIDIANO
Fiéis atravessam tapete de brasas em estranha tradição de SP
Demonstração de fé foi feita em Bocaina no início desta quarta. Segundo os devotos, quem tem fé no santo não se queima com o fogo.
Publicado em 24/06/2009 às 12:51
Do G1
Tradição no dia de São João, comemorado nesta quarta-feira (24), uma fogueira de brasas foi atravessada por diversos fiéis nos primeiros minutos do dia em Bocaina, a 298 km de São Paulo. A demonstração de fé foi feita por 13 devotos este ano.
Para acender a fogueira, são necessários 20 litros de óleo diesel. As labaredas atingem mais de cinco metros de altura. O mastro com a imagem de São João foi levado até a igreja. Depois da missa, ele foi colocado na praça, para que todos pudessem olhá-lo.
O público lotou as escadarias e as arquibancadas. A aposentada Angelina Roque conta que, quando era mais nova, pisou nas brasas na festa de São João. “Eu e meu marido. Quem não tem fé, queima o pé”, afirmou.
Depois de quase seis horas na fogueira, as brasas foram espalhadas, formando um tapete incandescente de sete metros de comprimento por três de largura. Antes dos fiéis se arriscarem, o padre abençoou o local.
As travessias começaram depois da 0h. Treze pessoas encararam a fogueira. “Graças a Deus eu passei, não me queimou os pés. E daqui para frente agora vou sempre passar”, disse o devoto Adriano José da Silva.
Comentários