CULTURA
Peça de comédia mostra grávida 'emparedada' viva
Espetáculo O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas é encenado nesta quarta (2), às 20h no Centro Cultural Piollin.
Publicado em 02/10/2013 às 6:00
Como extrair uma comédia da mórbida história de uma mulher que é emparedada viva pelo pai após a descoberta de sua gravidez? É o que a Trupe Ensaia Aqui e Acolá, do Recife (PE), mostra hoje, em João Pessoa, com o espetáculo O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas.
A peça, que será apresentada às 20h, no Centro Cultural Piollin, é o ponto alto do segundo dia da Mostra de Teatro de Grupo, que segue com a sua programação de apresentações, oficinas e demonstrações de processos de criação até o próximo domingo.
"A nossa peça é uma comédia, mas nos inspiramos no melodrama para montar a estrutura dramatúrgica", justifica o diretor Jorge de Paula, que se debruçou sobre o livro A Emparedada da Rua Nova, do pernambucano Joaquim Maria Carneiro Vilela (1846-1913), cuja obra está sendo repassada pelo grupo no que pretende ser uma trilogia.
"Nós ressignificamos os personagens e esta mitologia do emparedamento, que está presente em vários relatos no século 19 de tempos recentes, nos EUA", completa Jorge de Paula, que vem à mostra também ministrar uma oficina de mímica corporal dramática hoje pela manhã, das 9h às 13h, no Casarão Laranja.
"Na oficina, a gente narra a vivência que o elenco teve para construir os personagens do espetáculo", define o diretor. "A preocupação eminente é a técnica de preparação do ator, como a máscara e a mímica corporal."
Todas as atividades são gratuitas e a oficina tem vaga para 20 participantes. À tarde, às 15h, é o Grupo Geca quem ocupa o Casarão Laranja para demonstrar o processo de criação de Evoé, que abriu a mostra ontem. O Geca está comemorando 10 anos de palco.
Comentários