ECONOMIA
Alto custo é principal obstáculo
Custo elevado ainda é o principal problema para se ter acesso a tecnologia no Brasil.
Publicado em 05/12/2012 às 6:00
O gerente do Centro de Estudos Sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (Cetic.BR) revelou também que o custo elevado ainda é o principal problema para se ter acesso a tecnologia no país. “Os domicílios que não têm internet é porque o custo é elevado”, contou. De acordo com a pesquisa, 70% dessas pessoas alegam que o custo da máquina é muito elevado, 37% não têm interesse e 28% não possuem habilidade para lidar com os computadores.
Para diminuir as desigualdades no país, a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, falou sobre as ações do governo federal. “Para alcançarmos uma cidade inteligente, é necessário não apenas distribuir internet, como também investir em vários outros aspectos, como a capacitação, por exemplo. Queremos construir uma nova cultura.
Não podemos falar em um desafio, nós temos no mínimo três: garantir o acesso, o uso e a apropriação da tecnologia, e esses assuntos estão na pauta do governo federal”, ressaltou. Algumas das medidas apontadas são o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e Plano TI Maior.
Comentários