VIDA URBANA
Reunião define propostas para evitar "saidinhas de banco"
Embora não tenha sido assinado nenhum Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), as negociações começaram e algumas ações foram marcadas.
Publicado em 10/03/2009 às 18:30
Da Redação
Uma reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (10) na Promotoria do Consumidor para discutir medidas preventivas contra a onda de assaltos conhecidas por "saidinha de banco". Embora não tenha sido assinado nenhum Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), as negociações começaram e algumas ações foram marcadas.
A reunião foi comandada pelo promotor de Defesa e dos Direitos do Consumidor, Glauberto Bezerra, que solicitou algumas medidas de emergência para prevenir e reprimir este tipo de ação.
Algumas propostas discutidas foram de cooperação das agências bancárias através da instalação de câmeras na parte externa das agências. Não ficou definido, entretanto, quem deve arcar com as despesas, mas a proposta do Procon municipal é que as agências assumam a responsabilidade, já que é seria um benefício para os clientes.
O que já ficou acertado neste encontro foi a elaboração de uma cartilha educativa para orientação de empresários e clientes sobre o que fazer para evitar os assaltos constantes na porta de agências.
Também ficou marcada uma outra reunião que deverá acontecer amanhã com as polícias civil e federal e responsáveis pela segurança das agências para que discutam como trabalhar em conjunto trocando informações.
Participaram representantes dos procons estadual e municipal; o chefe do gabinete da Secretaria de Segurança, Diamantino Lima; o delegado regional de combate ao crime organizado, Omar Gabriel Haj Mussi e gerentes e responsáveis pela segurança do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Comentários