EDUCAÇÃO
Mestrado em Jornalismo na UFPB deve ser aprovado em setembro
Proposta de mestrado já foi aprovada nas quatro primeiras instâncias, restando apenas aprovação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que pode sair em setembro.
Publicado em 28/07/2011 às 9:00
Da Redação
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve anunciar, até setembro deste ano, mais um curso de mestrado para a instituição. É que a proposta do Mestrado Profissional em Jornalismo já foi aprovada em todas as instâncias internas da UFPB e agora depende apenas da aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pode sair em setembro.
Segundo a vice-coordenadora do curso de Jornalismo, professora Joana Belarmino, que também faz parte da comissão de elaboração da proposta de mestrado do curso, a proposta já foi aprovada nas quatro primeira instâncias. No Departamento de Comunicação, no Centro de Ciências Humanas, Letras e artes (CCHLA), no Conselho Universitário (Consuni) e no Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), a proposta de mestrado em Jornalismo já foi aprovada.
“Já passamos pelas primeiras quatro, e isso foi muito bom. Agora, vamos para a etapa mais difícil, que é a da Capes”, declarou a vice-coordenadora, acrescentando que a expectativa é de que, em setembro, a proposta seja definitivamente aprovada. “Estamos confiantes que vai dar tudo certo e que teremos, enfim, um mestrado na área de Jornalismo”.
Joana Berlarmino explicou que a comissão de elaboração da proposta de mestrado tem até a próxima sexta-feira (29) para finalizar o processo de envio da proposta à Capes. Mas, a tendência é de que tudo seja finalizado ainda nesta quinta. “Já vimos neste processo há algum tempo e pretendemos terminar tudo antes do prazo. Amanhã, provavelmente, já estaremos com tudo pronto e nos restará esperar pela aprovação da Capes”, afirmou.
Caso seja aprovado na última instância, um edital será elaborado e lançado logo em seguida. Mas, se for acontecer mesmo, a previsão é de que a primeira turma do Mestrado Profissional em Jornalismo seja iniciada em março de 2012.
O mestrado terá área de concentração em “Processo, Produtos e Práticas em Jornalismo” e terá duas áreas de atuação: 1) “Processos e Produtos em Jornalismo Digital” e 2) “Processos e Produtos em Jornalismo no Contexto Organizacional”. Segundo a professora Joana Belarmino, “a meta do mestrado, que será aberto a outros profissionais que atuem na área de comunicação, é formar 25 jornalistas em estudos avançados na área de Jornalismo”.
Comentários