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POLÍTICA

Manutenção de aviões já supera R$ 827 mil

Durante todo o ano de 2012 essa despesa foi de R$ 11 milhões.

Publicado em 21/07/2013 às 19:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:35

Com a compra do novo Sêneca, o Estado vai ter gasto de quase R$ 15 milhões na aquisição de aeronaves em pouco mais de um ano. Mas essa não é a única despesa necessária para manter o governo do Estado 'nas alturas'. De acordo com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) da Controladoria Geral, de janeiro a julho deste ano foram gastos R$ 827.319,02 com manutenção e conservação de aeronaves.

Durante todo o ano de 2012 essa despesa foi de R$ 11 milhões. O número é muito maior que o de 2011, período em que se gastaram 'irrisórios' R$ 131 mil, quando o Estado só tinha o Sêneca e o Chayenne.

É óbvio que com o aumento na quantidade de aviões seria natural que os gastos com manutenção também subissem. No entanto, um fato pode ter agravado a crescente desses gastos: a idade do Xingu. O avião cedido pelo Ministério da Integração Nacional ao governo do Estado foi fabricado em 1984 e já teria sofrido uma série de problemas mecânicos. No entanto, o coronel Fernando Chaves nega que isso tenha ocorrido.

“Desde que foi cedido para a administração estadual passou apenas por duas revisões, que são as determinadas pela fábrica. Uma das revisões foi a de trem de pouso, que não era feita há dez anos”, diz o chefe da Casa Militar

“O Xingu nunca quebrou desde que está conosco. Ele é um avião robusto que, inclusive, poucas pessoas sabem, é o modelo de aeronave utilizado até hoje pelas Forças Armadas da França”, destaca o coronel Chaves. Ele também questiona os mais de R$ 800 apontados pelo Siaf como para manutenção e reparos. “Ali está incluído tudo, manutenção, combustível, operação e outras coisas”, afirma.

Segundo o coronel, em 2013 foram gastos pouco mais de R$ 200 mil com uma manutenção do Xingu. Fora isso, a única despesa foi uma vistoria de R$ 20 mil feita no King Air. Com cerca de um ano de uso, a aeronave sofreu uma pane no sistema elétrico. “Isso é normal, uma série de fatores influencia. Não tem como se prever isso”, diz. Ele explicou que a manutenção de rotina do King deve acontecer ainda no mês de julho.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, o Xingu está passando atualmente por uma nova manutenção. O Chayenne se encontra estacionado no hangar do governo, mesmo local onde o King Air fica quando não está servindo ao governador. Já o Sêneca, que se envolveu no acidente com Ricardo está em um hangar emprestado no Aeroclube de São José da Mata (distrito de Campina Grande).

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Jornal da Paraíba

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