icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Vital do Rêgo morre em Recife após passar mais de 30 dias internado

Ex-deputado passou 33 dias internados entre Campina e Recife, onde permaneceu até esta terça. Ele apresentava problemas na próstata, quadro de anemia e infecção urinária crônica.

Publicado em 02/02/2010 às 9:34

Phelipe Caldas

O ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo morreu na manhã desta terça-feira (2) depois de mais de 30 dias internado. Ele tinha 74 anos e apresentava problemas na próstata, quadro de anemia e infecção urinária crônica e não resistiu ao seu quadro clínico, que depois de uma relativa melhora se agravou muito na tarde de ontem.

Vital foi internado inicialmente na Clínica Santa Clara, em Campina Grande, no dia 31 de dezembro de 2009. Cinco dias depois ele teve alguns problemas de saúde, chegou a ser operado e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. No dia 11 de janeiro ele foi transferido para a UTI do Hospital Santa Joana, em Recife, onde acabou morrendo na manhã de hoje.

Na tarde desta segunda-feira (1º), um boletim médico do hospital recifense comunicava o agravamento da saúde de Vital, que recebeu doses extras de medicações com o objetivo de controlar seu quadro clínico, mas ele não reagiu ao tratamento.

Vital do Rêgo tem uma longa vida pública. Foi deputado estadual entre 1959 e 1963 e depois foi deputado federal entre 1963 e 1969. Estava em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados quando foi cassado pela ditadura militar.

Ficou dez anos afastado da vida pública por impedimento da política de exceção vigente no país e só na década de 90 voltou a ocupar um cargo eletivo. Isto aconteceu entre 1991 e 1995, quando foi novamente deputado federal. Este veio a ser o último mandato de sua carreira política.

Já nos anos 2000 voltou a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas na época estava rompido politicamente com o filho Veneziano Vital do Rêgo, que na época também disputou o cargo. Com a família dividindo os votos, nenhum dos dois foi eleito, mas Veneziano teve uma votação bem mais expressiva que a do pai.

A reaproximação com o filho, inclusive, só aconteceu depois que Veneziano já se aproximava do fim de seu primeiro mandato na Prefeitura de Campina Grande. A reeleição de Veneziano em 2008, por sinal, foi a primeira em muitos anos que contou com o apoio do pai.

Vital é pai também do deputado federal Vital do Rêgo Filho, que depois de várias reeleições à Assembleia Legislativa da Paraíba venceu em 2006 a disputa à Câmara dos Deputados.

Em toda a sua vida política, o ex-deputado passou por vários partidos, como PSD, UDN, Arena, PDT e PMDB. Fora da vida política foi um respeitado jurista paraibano e chegou a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraíba.

Como professor de Direito e de Sociologia, lecionou em importantes instituições de ensino superior do país, a exemplo da UFPB, UEPB, da USP e da Fundação Universidade Regional do Nordeste. Entre 1987 e 1990 foi ainda procurador do Estado da Paraíba.

Já nestes últimos anos de vida, ocupou em 2003 o cargo de secretário de Justiça e Cidadania do Governo Cássio e em 2009 ocupou por poucos meses o cargo de secretário de Articulação Governamental do Governo Maranhão. Atualmente era presidente municipal do PMDB de Campina Grande.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp