VIDA URBANA
Economia de luz no abastecimento de água
Abastecimento de água com economia de energia elétrica também faz parte das pesquisas desenvolvidas na UFPB.
Publicado em 27/11/2011 às 16:49
A UFPB também desenvolve pesquisas e tecnologias voltadas para a economia de energia elétrica em sistemas de abastecimentos de água e esgotamento sanitário.
O professor Heber Pimentel disse que o laboratório já produziu vários produtos tecnológicos, utilizados em alguns Estados brasileiros e também no exterior.
“A UFPB conta com o melhor laboratório dessa especialidade do país”, ressaltou Pimentel, se referindo ao Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (LENHS).
“A tecnologia desenvolvida aqui na instituição é empregada em empresas de saneamento da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além de serviços autônomos de abastecimento de várias cidades do país”, afirmou o pesquisador.
O uso eficiente de energia e água no saneamento estudado na UFPB tem sua eficiência comprovada na prática. “Fizemos um trabalho para a cidade de Caruaru, onde a conta mensal baixou de R$ 2,5 milhões para R$ 2 milhões”, disse. Segundo ele, o projeto foi apresentado aos dirigentes da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) que sequer demonstrou interesse.
A reportagem procurou o órgão, mas não obteve resposta.
A pesquisa inclui a realização de estudos para comprovar a eficiência energética de equipamentos elétricos e hidráulicos aplicáveis em sistema de saneamento e o apoio a pesquisas destinadas ao incremento da eficiência energética no saneamento. O laboratório de Eficiência Energética foi criado em junho de 1975, no Centro de Tecnologia da UFPB.
Comentários