CULTURA
Criador de 'Calvin & Haroldo' reaparece
Documentário 'Dear Mr. Watterson' disponível no Netflix mostra impacto que a tirinha Calvin e Haroldo teve na vida de muitos leitores.
Publicado em 17/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:43
O cartunista Bill Watterson também é conhecido por não gostar dos holofotes da mídia. Mesmo abandonando o mundo das tiras há quase duas décadas, em 1995, no auge de sua popularidade, Calvin & Haroldo ainda ocupa espaço nas páginas de jornais e em diversas coletâneas que vendem milhões ao redor do globo.
Recentemente, o Netflix – canal de streaming na internet – disponibilizou Dear Mr. Watterson (2013), documentário do cineasta Joel Allen Schroeder sobre o impacto que a tirinha teve na vida de muitos leitores, incluindo ilustradores, cartunistas, atores, fãs, e na do próprio realizador.
O longa-metragem é uma carta de amor à criação máxima de Bill Watterson, onde também se busca pela compreensão do fenômeno que influencia o cartum até hoje, inclusive as ideologias e bandeiras levantadas pelo autor, como o status de arte dos quadrinhos (em 2012, uma tira original de Calvin & Haroldo foi leiloada por mais de US$ 200 mil).
Este mês, Watterson fez um breve retorno, participando especialmente de três tiras da série Pearls Before Swine (www.gocomics.com/pearlsbeforeswine), de Stephan Pastis.
“As chances de Watterson discutir comigo uma ideia para uma tira me pareciam tão improváveis quanto Jimi Hendrix me perguntar sobre um riff de guitarra”, chegou a comentar Pastis em seu blog (http://stephanpastis.wordpress.com). De acordo com o quadrinista, foi o próprio Bill Watterson que lhe escreveu pedindo para participar da série.
Comentários