icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Inadimplência cresce 10% em JP

Dados, divulgados pelo SPC, mostram que mais paraibanos estão com contas a pagar, muito em função das compras de final de ano.

Publicado em 08/02/2013 às 6:00


Conhecido como um mês de alta na inadimplência, janeiro registrou 2,146 mil novos devedores na cidade de João Pessoa, 10,3% a mais do que a soma de dezembro do ano passado, que foi de 1,944 mil.

Os dados, divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mostram que mais paraibanos estão com contas a pagar, muito em função das compras de final de ano. Já na comparação com o número de inclusões de janeiro do ano passado, houve queda de 15,94% (2,553 mil).

Segundo o diretor do SPC de João Pessoa, Lindembergh Vieira, a comparação com o último ano mostra uma maior responsabilidade do consumidor em relação ao crédito. “O pessoense está tomando mais cuidado, principalmente no que diz respeito ao ato de emprestar seu nome a terceiros. Essa prática diminuiu muito, sendo antes responsável por 22% dos casos de dívidas e hoje esse percentual é de apenas 19%”, opinou. Se comparados os meses de janeiro de 2012 e do ano passado, a queda na quantidade de inclusões chegou a 15,9%.

A professora Elenice Guedes acabou entrando na lista do SPC por esse tipo de atitude. Ela deixou um familiar usar um cheque seu e acabou tendo problemas. “A pessoa não tinha dinheiro na hora e o cheque voltou. Acabei resolvendo facilmente, bastou pedir para ela pagar, mas nunca mais faço isso”, declarou.

Ainda segundo os cálculos do SPC, a variação sobre o primeiro mês do ano passado foi de -3,6% no número de reabilitações de crédito, que saiu de 1,835 mil e chegou nas atuais 1,768 mil exclusões. Em relação a dezembro, no entanto, o saldo foi positivo.

Com um total de 1,676 mil reabilitações no último mês do ano passado, o mês de janeiro apresentou um incremento de 5,4%. “Outro ponto positivo é que muitas empresas estão aceitando fazer acordos com os devedores, o que facilita muito o pagamento”, apontou.

A cozinheira Divânia Silva dos Santos, que está em débito com uma empresa de telecomunicações, pretende tentar uma negociação.

“Estou devendo R$ 130,00, mas vou tentar conversar com eles para conseguir um acordo, quero pagar em várias parcelas. Vou ter o maior cuidado agora, às vezes a pessoa suja o nome por bobagem”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp