icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Paraíba reduz homicídios, diz governo

Números da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social mostram uma redução de 4,3% no número de homicídios.

Publicado em 05/06/2012 às 6:00


De janeiro a maio deste ano 667 pessoas foram assassinadas na Paraíba, conforme dados oficiais da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Seds) divulgados ontem. Apesar dos números que mais se assemelham a estatísticas de guerra, esse total representa uma redução de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 697 crimes deste tipo. De acordo com a (Seds), o destaque foi o mês de maio deste ano, quando ocorreram 104 homicídios, o menor número mensal desde outubro de 2009.

Os números da Seds mostram que no último mês de maio 104 pessoas foram executadas na Paraíba, enquanto no mês de abril foram 118 mortes deste tipo. No mês de março foram 152 as vítimas de homicídio; em fevereiro foram 144 homicídios; e em janeiro foram verificados 149 óbitos por homicídio. O número de assassinatos registrados nos meses de março, abril e maio deste ano foram inferiores ao mesmos meses em 2011, quando aconteceram respectivamente, 130, 145 e 156 homicídios.

“Estabelecemos um sistema de estatísticas que nos dá meios e subsídio para cobrar pessoalmente de cada comandante da região que apresenta altos níveis de violência, seja da Polícia Civil ou Militar. Queremos agilizar um sistema de Intranet para que haja uma comunicação instantânea entre todas as delegacias, no que diz respeito a depoimentos, Boletins de Ocorrência, entre outras coisas que são fundamentais para o trabalho policial. Na essência nós avaliamos que estamos no caminho certo. Esse ano nós queremos constatar redução no número total de homicídio e não só na curva de crescimento,” assegurou o governador Ricardo Coutinho.

Segundo as estatísticas da Seds, no comparativo entre os anos de 2009 e 2010, foi verificado um crescimento percentual de 24,94% nos crimes de homicídio. Já quando comparados os anos de 2010 e 2011, no ano passado, apesar de ter ocorrido aumento no número de assassinatos, houve redução no percentual de crescimento que ficou em 7,49%.

“O Estado apresentava um número muito alto de homicídios.

Tivemos três anos cujos crescimentos anuais de homicídios passaram de 19 (%), para 20 (%), depois para 25%, em uma curva ascendente extremamente preocupante. Mas começamos a quebrá-la. Ano passado tivemos ainda um crescimento (no número de crimes), porém uma taxa de crescimento menor. Existe um trabalho científico e técnico e agora a tendência é de queda”, expôs o governador.

O secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, reiterou que a partir de 2011 a curva criminal começou a sofrer um grande impacto, com uma tendência de queda que permaneceu mensalmente. “Tínhamos uma curva criminal crescente, com um crescimento acentuado desde 2007, esse crescimento chegou ao patamar de 24,94%, porém em 2011 esse crescimento passou para 7,49%”, disse Cláudio Lima.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp