VIDA URBANA
Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até quinta
Qualquer pessoa que trabalhou com carteira assinada mais de 15 dias em 2017 tem direito ao benefício.
Publicado em 27/11/2017 às 7:00 | Atualizado em 10/03/2023 às 15:38
O pagamento da primeira parcela do 13º salário deve acontecer até a próxima quinta-feira (30). A gratificação é paga a qualquer pessoa que trabalhou mais de 15 dias em 2017, mas só é integral se o trabalhador tiver trabalhado os 12 meses. A primeira parcela é correspondente à metade do salário de outubro, já a segunda, que deve ser paga até o dia 20 de dezembro, é baseada no valor da remuneração de dezembro.
Para as mulheres que entrarem em Licença Maternidade, o 13º salário referente ao período do afastamento é de responsabilidade do INSS, nominalmente identificado como abono anual. Ele é pago juntamente com a última parcela do benefício, ficando o empregador com a obrigatoriedade de pagar apenas pelos meses realmente trabalhados.
>>> Décimo terceiro: quitar as dívidas ou investir são as melhores opções <<<
>>> Três mutirões renegociam dívidas de paraibanos nesta semana <<<
No caso de trabalhadores que estiverem recebendo o auxílio doença, o pagamento também é feito pelo INSS, juntamente com a última parcela de pagamento do benefício. O valor é proporcional ao número de meses em que ele foi pago. Esse abono anual consiste no benefício devido ao segurado e ao dependente da Previdência Social que, durante o ano, recebeu auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.
Na Paraíba, o 13º salário deve representar uma injeção de R$ 2,299 bilhões na economia, aproximadamente 1,15% do total do Brasil e 7,22% da região Nordeste. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), esse montante representa em torno de 4% do PIB estadual e trata-se de um valor 1,8% superior ao apurado em 2016.
Servidores
O governador Ricardo Coutinho marcou para o dia 18 de dezembro o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos do Governo do Estado, uma vez que a primeira foi paga no mês de junho.
Já o prefeito Luciano Cartaxo anunciou que a liberação da segunda parcela dos servidores municipais de João Pessoa será no dia 15 de dezembro. Conforme ele, o montante vai representar uma injeção de mais de R$ 187 milhões na economia da capital e da Paraíba.
Comentários