ECONOMIA
Feira do Sebrae termina neste sábado
Palestras, painéis de debate, workshops, atendimentos e 11ª edição do Desafio de Startups, encerram Feira do Empreendedor do Sebrae.
Publicado em 22/09/2012 às 6:00
Empresas recém-criadas, com potencial de crescimento rápido, e com ideias inovadoras serão tema das atividades da primeira edição do Circuito Startup no Nordeste, que acontecerá hoje na Feira do Empreendedor do Sebrae, último dia do evento, que é promovido a cada dois anos pelo Sebrae da Paraíba.
A partir das 14h, serão realizadas palestras, painéis de debate, workshops, atendimentos, além da 11ª edição do Desafio de Startups. Ao final deste último dia da feira, a previsão é que 16 mil visitantes tenham passado pelo Forrock.
Conforme explicou a gestora do programa Farol Digital do Sebrae Paraíba, Danyele Raposo, o circuito é um evento voltado para estimular o empreendedorismo de inovação e disseminar a cultura Startup no país. “Uma Startup é uma ideia inovadora de negócio, com propostas de resultados rápidos, com ela, surge uma nova geração de empreendedores e o Startup Day vem para prestigiá-los. Vale ressaltar que elas não precisam ser necessariamente de Tecnologia da Informação”, acrescentou.
No “Desafio de Startups”, que é uma competição de ideias basicamente, 10 empresas deverão apresentar seu negócio ou projeto em até dois minutos para uma banca composta por investidores, aceleradoras, incubadoras e empresas de sucesso.
“As três melhores apresentações ganham prêmios, entre seções de mentoring, workshops, softwares e consultorias”, comentou.
Em apenas cinco dias, segundo Danyele, todas as 300 vagas para o Startup Day foram ocupadas. “A procura foi intensa. Ter esse evento durante a Feira do Empreendedor da Paraíba é muito interessante e movimenta o mercado local”, disse.
Entre os 'cases' apresentados em palestras, o da Yupi Studios é um dos que mais se destacam. A empresa paraibana, em apenas dois anos, além de atuar como parceira de desenvolvimento mobile de médias e grandes empresas do Brasil, Chile e Estados Unidos, a Yupi passou a criar seus próprios games para competir no mercado mundial das App Stores. “Há 2 anos estava do outro lado, ainda concluindo a universidade, assistindo a eventos como esse, até que finalmente decidi lutar pelos meus sonhos, mesmo quando a cultura local não favorece e incentiva o risco”, afirmou o empresário Erisvaldo Júnior. Ele espera que a história da Yupi, apresentada no “Startup Day”, incentive outros jovens paraibanos a seguirem o seu exemplo.
Comentários