COTIDIANO
Oliveira de Panelas e Lourinaldo Vitorino
Cantoria-show acontece dentro do projeto Sindicultura, promovido pelo Sindifisco-PB. A entrada é gratuita. Uma hora antes do evento começar, no próprio Sesc, serão distribuídas senhas.
Publicado em 15/10/2009 às 9:31
Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba
Uma apresentação de luxo. Não é todo dia que é possível assistir a repentistas como Oliveira de Panelas e Lourinaldo Vitorino. Ainda mais que a dupla não está dentro dos circuitos competitivos da cantoria, optando por fazer apresentações especiais com maior liberdade.
A cantoria-show acontecerá nesta quinta-feira (15), em Campina Grande, a partir das 20h, no Teatro do Sesc, dentro do projeto Sindicultura, promovido pelo Sindifisco-PB. A entrada é gratuita. Uma hora antes do evento começar, no próprio Sesc, serão distribuídas senhas.
Tanto Lourinaldo como Oliveira experimentaram seguir além dos limites impostos pela cantoria de viola e procuraram estabelecer um vínculo maior com músicos e com a própria atividade musical. Outro ponto em comum a ambos: tanto Oliveira como Lourinaldo realizam shows solos, fazem apresentações sozinhos, recitando, cantando e declamando poemas.
Lourinaldo Vitorino é da cidade de Ventura, interior pernambucano. Traz no sangue a tradição do repente. É irmão de um grandioso poeta, Diniz Vitorino, importante repentista. Participou de festivais de violeiros e cantorias, destaque para sua vitória, em 1997, do Primeiro Campeonato Brasileiro de Poetas Repentistas.
Oliveira, natural da cidade de Panelas, em Pernambuco, já se tornou patrimônio de João Pessoa. Exímio tocador, poeta de voz melodiosa, é um dos mais famosos repentistas de todo Brasil.
Comentários