icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Gonzagão reverenciado

Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) presta homenagem a Luiz Gonzaga em concerto nesta sexta-feira (7) no Espaço Cultural.

Publicado em 07/12/2012 às 6:00


O popular se une ao erudito para reverenciar aquele que se tornou um dos maiores símbolos da cultura nordestina em uma grande festa musical.

Será realizado nesta sexta-feira o concerto 100 Anos de Lua, uma homenagem da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e vários convidados ao centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, comemorado no próximo dia 13.

A apresentação acontece na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo em João Pessoa, a partir das 19h, com entrada franca.

O concerto, que será regido pelo maestro Chiquito, terá uma duração de três horas e contará com várias participações especiais de discípulos paraibanos do legado do 'Rei do baião': Flávio José, Chico César, Ricardo Ribeiro, Lucy Alves (solo) e o Clã Brasil.

Também participam do evento o Coro Sinfônico da Paraíba, coordenado pela maestrina Ariadne de Lima, e as bandas de música da Polícia Militar e do 15º Batalhão Motorizado do Exército.

O maestro Chiquito revela que o concerto do centenário de Gonzagão começou a ser planejado em dezembro de 2011. “Este é um espetáculo que começou a ser concebido há muito tempo e, portanto, foi montado com muito esmero. O primeiro a se juntar ao projeto foi Flávio José, que já fez parceria com a OSPB, depois fomos agregando mais gente boa”.

“A expectativa é lotar o Espaço Cultural e presentear o público com o maior e mais belo tributo já feito a Gonzagão no Nordeste”, declara o regente, que estará à frente da OSPB na noite de hoje.

Ele faz mistério sobre o repertório, mas garante estar bem preparado para surpreender positivamente os presentes.

O concerto popular deve trazer canções como ‘Assum preto’, ‘Aquarela nordestina’, ‘Sorriso cativante’, ‘Estrada de Canindé’, entre outros sucessos. Além das consagradas, os músicos deverão apresentar a parte menos conhecida da obra do compositor. As coreografias e os arranjos musicais também fugirão do comum, afirma o maestro.

“Luiz Gonzaga foi um artista versátil, com composições em vários ritmos, chegando até mesmo a gravar um disco de frevo. Nosso concerto apresentará esse ecletismo, incluindo até valsa! Nossa homenagem será diferente das já feitas, pois não será previsível, não se limitará apenas aos grandes clássicos. O público poderá ter uma noção de um Gonzaga completo”, adianta Chiquito.

O concerto 100 Anos de Lua terá performances solo dos artistas convidados – cujas músicas o maestro guarda a sete chaves – e terminará com uma grande confraternização com todos os músicos no palco.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp