icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

TRE concede registro de mais duas candidaturas para governador

Chico Oliveira (PCB) e Marcelino Rodrigues (PSTU) tiveram as candidaturas registradas. Corte do TRE também determinou a sétima impugnação para pleito.

Publicado em 29/07/2010 às 8:22 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:35

Cecília Noronha
Do Jornal da Paraíba


Os pedidos de registro de candidatura individual de dois candidatos ao governo do Estado – Chico Oliveira (PCB) e Marcelino Rodrigues (PSTU) – foram concedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão foi tomada pela corte na tarde de ontem, durante sessão ordinária. Os juízes também determinaram a sétima impugnação para pleito, ao julgar o processo de Francisco Edilson da Silva Ribeiro, que pretendia concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa pelo Partido Comunista Brasileiro.

O Ministério Público Eleitoral havia recomendado a impugnação a Chico Oliveira por não filiação partidária. A corte indeferiu o pedido da Procuradoria ao entender que os documentos juntados posteriormente aos autos comprovavam a filiação do comunista desde agosto de 2009. A decisão foi unânime.

Além de Chico Oliveira e Marcelino Rodrigues, apenas Lourdes Sarmento (PCO), também candidata ao governo estadual, já está com o pedido de registro individual de candidatura aprovado pelo TRE. Faltam ainda ser apreciados os registros dos candidatos Ricardo Coutinho (PSB), Nelson Júnior (PSOL) e José Maranhão (PMDB). Ontem, a corte analisou 28 solicitações desse tipo, além de dois Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários (Drap).

Na mesma sessão, o TRE aprovou ainda dois pedidos individuais de candidatura a vice-governador. Com isso, Jocimar Oliveira (PCB) e Lissandro Matias Saraiva (PSTU) já estão aptos a participar das eleições 2010. Também na tarde de ontem, foi indeferido o pedido de candidatura de Francisco Edmilson da Silva Ribeiro (PCB). O juiz relator João Batista Barbosa julgou procedente o pedido interposto pelo Ministério Público Eleitoral, que recomendava a impugnação da candidatura do comunista.

Francisco Edmilson havia sido condenado em 1997 em uma ação criminal, com pena de três anos de reclusão e mais 30 dias de multa. Porém, a sanção foi convertida no pagamento de 35 cestas básicas, além de serviços prestados à comunidade. Como essa última parte da pena foi cumprida só em 2008, ele ficou inelegível para esse pleito. Apesar da suspensão dos direitos eleitorais, os magistrados deixaram claro que o comunista não foi enquadrado na Lei Ficha Limpa.

No início desta semana, o TRE havia indeferido também os pedidos de registro de candidatura de Florentina Flora Diniz (PPS), José Newton Barbosa (PPS), Célia Maria Moreira Martins (PRP), Tatiana de Sousa Silva (PPS) e Ana Cássia dos Santos Sousa (PPS). Na quarta-feira, 27, o tribunal também rejeitou a candidatura a deputado estadual de Walter Lopes Espínola (PCB).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp