COTIDIANO
Pesquisa vai ajudar na elaboração de ações contra traficantes
Pesquisa vai traçar o perfil dos usuários de crack na capital e será usada para elaborar estratégias de combate ao consumo da droga.
Publicado em 27/11/2011 às 15:08
Na semana passada, representantes das polícias Federal e Rodoviária Federal e Ministério Público se reuniram com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para discutir ações estratégicas de segurança para proteger as divisas do Estado.
O objetivo é coibir a entrada de traficantes do Sudeste para a Paraíba. De janeiro a junho deste ano, juntas, as polícias paraibanas apreenderam quatro vezes mais que em 2010.
“Queremos os traficantes fora da rota da Paraíba e, para isso, é necessário um trabalho de inteligência e de integração entre as polícias. Esse encontro foi um passo inicial para garantir a tranquilidade da população”, disse Ricardo. O secretário de Segurança, Cláudio Lima disse que a integrações das polícias com os Estados vizinhos fortalece o combate à possível entrada de traficantes.
O governo também vai colaborar com a pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz que visa traçar o perfil dos usuários de crack em João Pessoa. Além da capital paraibana, outras 25 capitais serão avaliadas. Serão entrevistados 400 usuários de drogas através de questionários aplicados pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Droga. Com o resultado em mãos, o que deve acontecer no segundo semestre de 2012, o governo vai traçar estratégias de combate à droga. Os usuários também serão submetidos a testes rápidos de HIV, hepatites B e C e tuberculose.
Comentários