VIDA URBANA
Fuga do trabalhador
Atualmente, o Brasil possui 10 milhões de miseráveis, que sobrevivem com pouco mais de R$ 4 por dia.
Publicado em 16/09/2012 às 8:00
Atualmente, o Brasil possui 10 milhões de miseráveis, que sobrevivem com pouco mais de R$ 4 por dia, muitos são sobreviventes da seca e retirantes que saem da zona rural para a urbana. Um dos problemas enfrentados por trabalhadores do campo é justamente a infertilidade do solo e as dificuldades que ainda encontram para a prática do ofício.
Segundo Napoleão Beltrão, da Embrapa, muito também se deve à mecanização do trabalho do campo e a tendência é que essa migração só aumente. De acordo com o especialista, o Brasil possui um trabalhador rural para cada 140 habitantes da cidade.
Ele explicou que a Embrapa possui um projeto específico para o apoio aos produtores rurais. “A Embrapa possui um projeto que acompanha o produtor rural e os orienta através de técnicas de testes e demonstrações realizadas por equipamentos que vão servir para oferecer mais qualidade e rendimento ao trabalho. São quatro unidades principais, em Mogeiro, Lagoa Seca, Pocinhos e Campina Grande, além de sete outras apoiadas por esse projeto. Antes de iniciar um processo de recuperação, é preciso que os trabalhadores aprendam a lidar com a terra”, explicou.
Comentários