POLÍTICA
Secretário destaca revitalização da rede de urgência do Estado
Grande feito de Maranhão na área de saúde nestes 100 primeiros dias, de acordo com França, teria sido a revitalização da rede de urgência e emergência do Estado.
Publicado em 28/05/2009 às 6:20
Phelipe Caldas
Responsável por uma das pautas mais importantes do Governo Maranhão, por se tratar de área prioritária definida pelo governador José Maranhão (PMDB), o secretário estadual de Saúde, José Maria de França, aproveitou os 100 primeiros dias do novo governo para conceder entrevista exclusiva ao portal Paraíba1, em que ele falou das principais ações já realizadas e explicou o porquê de algumas obras ditas como emergenciais ainda não terem sido iniciadas.
O grande feito de Maranhão na área de saúde nestes 100 primeiros dias, de acordo com França, teria sido a revitalização da rede de urgência e emergência do Estado, que abrande os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras e que teria perdido o seu caráter original durante o governo anterior.
Para o secretário, três ações básicas foram essenciais para esta mudança de comportamento: o reabastecimento de medicamentos, a regularização de plantões 24h por dia e o pagamento de alguns vencimentos atrasados. “Nós conseguimos reassegurar o atendimento emergencial daqueles que sofrem algum tipo de acidente e precisam ser prontamente atendidos”, destaca.
Para exemplificar o que diz, ele lembra que apenas em João Pessoa o Hospital de Emergência e Trauma já ganhou novos equipamentos de tomografia e de radiografia e recebeu um Banco de Olhos.
Entre as conquistas do Governo Maranhão na área de saúde, José Maria de França enumera também a melhoria na demanda dos medicamentos excepcionais e a revitalização dos centros de hemodiálise espalhados pela Paraíba.
Mas a principal promessa do governador José Maranhão na área da saúde, ao assumir, foi dizer que reformaria 26 hospitais e construiria mais nove unidades. Cem dias depois, até agora nada foi feito. Sobre o assunto, o secretário diz que 14 destas obras serão iniciadas até setembro, um investimento total de R$ 194 milhões, e que apesar dos recursos já estarem assegurados, o que faltava apenas eram questões técnicas como correção dos projetos, realização das licitações e assinatura dos contratos.
Já para junho, obras de oito hospitais seriam retomadas: o Clementino Fraga de João Pessoa, e os de Campina Grande, Itabaiana, Queimadas, Itapororoca, São Bento, Pedras de Fogo e Belém. E até setembro seriam iniciadas as obras dos hospitais de Taperoá, Pombal, Picuí, Monteiro e Sumé, além da maternidade de Patos.
As oito primeiras obras já seriam entregues em 2009 e o objetivo é que todas as outras obras sejam entregues até o final do mandato peemedebista.
Interatividade
O internauta que quiser fazer uma pergunta ao governador José Maranhão (PMDB) sobre os 100 primeiros dias de gestão deve mandar um e-mail para [email protected] .
As perguntas selecionadas serão respondidas durante entrevista que o governador vai conceder às 13h na 101 FM e que será transmitida ao vivo em vídeo aqui pelo Paraíba1.
Comentários