CULTURA
Animação premiada, ‘Persépolis’ será exibido em sessão única hoje
Animação indicada ao Oscar está em cartaz às 21h10 desta quinta-feira (24) no Box Manaíra, em João Pessoa.
Publicado em 24/09/2009 às 10:33
Renato Félix
Do Jornal da Paraíba
Uma das melhores animações dos últimos tempos, premiada em Cannes, indicada ao Oscar de melhor animação e ao Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa... e mesmo assim Persépolis (França, 2007) passou em brancas nuvens nos cinemas paraibanos. A carreira do filme nos cinemas brasileiros já acabou, mas, mesmo assim, ele será apresentado em sessão única hoje, às 21h10, no Box Manaíra 3 - na segunda sessão do ‘MovieMobz’ na cidade.
Encontre mais opções de lazer na Agenda Cultural
Persépolis é uma adaptação da série de álbuns em quadrinhos da iraniana Marjane Satrapi, em que ela conta de maneira autobiográfica - escrevendo e desenhando - a vida em seu país desde a Revolução Islâmica, em 1978, quando ela ainda era uma criança, até a vida adulta e incluindo os anos em que foi imigrante na Áustria. Aclamada, a série foi publicada no Brasil em seus quatro álbuns originais e em uma compilação chamada Persépolis Completo.
A própria Marjane dirige o longa, junto com o francês Vincent Paronnaud, também autor de quadrinhos, que cuidou da adaptação. Redondinho, o filme apenas corre para cobrir algumas situações, mas os principais momentos da HQ estão na versão para o cinema. Marjane voltou a ser destaque na mídia quando acusou fraude nas eleições realizadas este ano no Irã.
A história conta como era dura a vida de uma jovem iraniana em Teerã, interessada em bandas de rock e namoros, mas sempre correndo o risco de serem flagradas pelas “guardiãs da religião” e simplesmente desaparecer nas mãos do governo.
O ‘MovieMobz’ realizou sua primeira sessão em João Pessoa há 15 dias, com o filme nacional Apenas o Fim (2009), que teve sala praticamente lotada. O site de relacionamentos também é uma distribuidora de filmes que têm uma versão digital. Os usuários do site podem votar em filmes para serem exibidos em salas equipadas para este tipo de projeção - até agora, a sala 3 do Box Manaíra é a única de João Pessoa cadastrada.
Até ontem, os filmes mais votados no site, e que podem ser exibidos no futuro, são os documentários Loki - Arnaldo Baptista e Coração Vagabundo.
Comentários