Pele requer cuidados especiais durante o verão

Com a proximidade da chegada da estação do calor, população deve intensificar uso de protetores solares.

Com temperaturas que superaram os 32ºC a menos de 15 dias do início da estação do calor, a primeira semana de dezembro deu uma pequena amostra de como será o verão em João Pessoa. Muitos já vão à praia para pegar uma corzinha e outros aproveitam para praticar atividades ao ar livre. Mas é preciso cuidado com a exposição prolongada ao sol.

Passar horas exposto à radiação ultravioleta (UV) pode causar danos aos olhos, como a catarata, e danos ao sistema imunológico, entre eles o aumento do risco de infecções bacterianas, fúngicas, parasíticas ou virais. Porém nada fica tão propenso a riscos no verão como a nossa pele. Entre as consequências do contato frequente com os raios UV, está a famosa queimadura – ou eritema solar.
Aproximadamente 130 mil casos de melanoma, a forma mais perigosa de câncer de pele, são relatados no mundo inteiro todos os anos. Isto significa um terço de todos os casos de câncer registrados.

“O protetor solar deve ser usado toda vez em que a exposição solar for maior do que 15 minutos, em qualquer horário do dia. É sempre bom aplicá-lo onde não há fotoproteção física como camisetas ou chapéus”, indicou o dermatologista Otávio Sérgio Lopes.

Alguns tipos de pele podem necessitar de um protetor solar específico, por isso é importante consultar um especialista para tirar as dúvidas. No mercado, é possível encontrar protetores próprios para peles secas e oleosas, por exemplo.

Durante algumas horas do dia, a incidência dos raios ultravioletas é mais forte e deve ser evitada. Entre as 9h e 15h, a radiação pode ser bastante prejudicial ao corpo. “Se for à praia nestes horários, além do uso do protetor, é importante levar guarda-sol, vestir blusas com fotoproteção, proteger os olhos com óculos apropriados e repor o protetor solar a cada duas horas”, recomendou o dermatologista.

Segundo o especialista, procedimentos estéticos abrasivos, que promovam a esfoliação,  devem ser evitados uma vez que deixam a pele sensível. É preciso ter cuidado também com a alimentação neste período, já que ela também ajuda a manter uma pele saudável. A ingestão frequente de líquidos, assim como de frutas e alimentos ricos em betacaroteno e vitamina A é indicada.

Além de todas estas dicas, é necessário ficar sempre atento ao que acontece na própria pele. A ida ao dermatologista deve acontecer caso sejam reparadas pequenas lesões na pele que não cicatrizam, que formam cascas ou sangram com facilidade; além de manchas com coloração mais escura.