Fabi Cavalcanti
Miguel Cavalcanti

Me chamou para passear…era vacina!

Imagem cedida por Dog Moke Escola Parque

 

Você sabia que, além da vacina antirrábica, existem outras vacinas anuais importantes para cães e gatos? 

As vacinas essenciais são aquelas que protegem contra doenças potencialmente fatais que estão presentes no mundo todo e as vacinas não essenciais são aquelas que estão relacionadas à exposição geográfica ou ao estilo de vida do indivíduo.

Vacinação de cães

As vacinas essenciais para cães são aquelas que protegem contra o vírus da cinomose, adenovírus canino (tipo 1 e 2), parvovírus canino e suas variantes, leptospirose, hepatite infecciosa canina; também conhecidas como múltipla ou polivalente. Entre as vacinas não essenciais estão a vacina contra gripe canina –  também conhecida como tosse dos canis, a vacina de giardíase e a leishmaniose. 

Vacinação de gatos

Para gatos, as vacinas essenciais são as conhecidas como tríplice ou quádrupla felina que combatem a panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose (presente apenas na quádrupla). Além destas vacinas, também existe a quíntupla para leucemia felina que pode se tornar vacina não essencial caso o felino não tenha acesso à rua e contato com outros gatos.  

A vacinação anual protege seu animal de estimação de uma série de doenças, contribuindo para a longevidade de seu pet. 

Verifique a carteira de vacinação de seu bichinho e lembre-se de consultar o seu médico veterinário de confiança para manter as vacinas atualizadas. 

Vacinar é um ato de AMOR.