Cachorro também fica estressado? Entenda sintomas

Cães também sofrem com o estresse e até absorvem a nossa tensão. Veja como identificar sintomas e acalmar um cachorro estressado.

Entenda como funciona a guarda de animais – Foto: Divulgação

Os tempos pandêmicos trouxeram muitas aflições para nós humanos, não é mesmo? Mas não somos os únicos sofrendo com a ansiedade destes dias; cães sofrem com o estresse e até absorvem a nossa tensão. Você saberia identificar os sinais de um cachorro estressado? 

Cães estressados podem apresentar uma gama de sintomas como lambeduras, latidos excessivos, destruição de objetos, agressividade, automutilação, falta de apetite e outros.

Sintomas de cachorro estressado

E o que fazer quando um cão apresenta esses sintomas?

Em primeiro lugar, é importante fazer uma visita no seu médico veterinário de confiança para um check-up e eliminar qualquer possibilidade de patologias. 

Após descartar possíveis doenças, procure um profissional em comportamento canino para identificar o que pode estar gerando esse estresse/ansiedade no seu cão e te orientar em como trabalhá-las. 

Um dos principais motivos que leva o cãozinho a apresentar estes sinais é não ter algumas de suas necessidades básicas atendidas. 

Como anda o gasto de energia de seu cãozinho? O passeio dele é suficiente? Ele tem uma boa interação com outros de sua espécie? Costuma brincar com brinquedos? Explora novos locais? Frequenta alguma creche?

Nem sempre o que consideramos ideal para eles é o que eles precisam. 

Estejam atentos aos sinais que seu cãozinho emite!