Fabi Cavalcanti
Miguel Cavalcanti

Como os animais se comunicam?

Você sabia que animais também se comunicam?
Existem várias formas de comunicação no mundo animal: visual, química, sonora, tátil e as mensagens podem ser trocadas entre espécies, como por exemplo, no caso da planta carnívora que exala um odor atrativo para atrair um inseto e capturá-lo.
As cores chamativas das aves, os odores característicos de cada espécie para demarcação de território, alerta de perigo ou época de reprodução; os diferentes tipos de sons emitidos por vários animais para sinalizar a presença de um predador ou comunicar um alimento encontrado; a limpeza de parasitas que primatas realizam fortalecendo os vínculos daquele grupo.
Seja através de uma emissão simples de sinais ou de uma maneira mais complexa, os animais conseguem estabelecer uma comunicação com o mundo ao redor.

Algumas curiosidades sobre a comunicação dos animais:
– Touros em estado de alerta balançam e abaixam a cabeça e jogam terra para trás, inibindo interação com um outro animal.
– O sopro é um som emitido apenas pelas narinas dos cavalos e, geralmente, serve para comunicação dos indivíduos de uma manada.
– As formigas deixam rastros de feromônio no caminho onde passam e essa é a razão para elas andarem em filas atrás de alimentos.
– Os coelhos, quando muito inquietos com algo, batem vigorosamente os membros posteriores no chão.

O reino animal é cheio de surpresas, não é mesmo?