Tem dúvidas sobre rações? Esse post é para você!

Tem dúvidas sobre rações? Esse post é para você!

As primeiras rações surgiram por volta de 1800, a base de trigo, legumes e carne.
Após a segunda guerra mundial houve um crescimento na venda de alimentos para cães e outros animais e algumas empresas começaram a se dedicar ao mercado de alimentação para cães, gatos e outros animais domésticos. Com o passar dos anos, com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para essa área e o aumento da demanda, houveram mudanças significativas na qualidade dos produtos destinados à alimentação animal.
Atualmente, encontramos esses alimentos industrializados divididos em várias categorias, para fases distintas da vida, para portes variados, para animais que sofrem de algumas patologias, raças, de diversos sabores, secos e úmidos.
No caso de rações para cães, no geral, elas podem conter em sua composição ingredientes de origem animal, como carnes, vísceras, farinha de ossos e outros órgãos; raízes, grãos, frutas, óleos, vitaminas e outros suplementos.
São tantas opções que os tutores muitas vezes têm muitas dúvidas em relação às melhores rações para oferecer a seu cachorro.
Pensando nisso, vamos colocar alguns pontos a serem observados na hora de escolher uma boa ração.

Classificação de rações
Podemos encontrar quatro categorias de rações de acordo com a qualidade dos ingredientes em sua composição: Standard (ou normal), Premium, High Premium e Super Premium.

Standard: São as rações mais econômicas do mercado. Contém em sua composição ingredientes de menor custo com baixo teor nutricional como grãos, farinha de ossos e proteínas simples. Por serem alimentos com baixa digestibilidade (alimento que realmente é aproveitado e absorvido pelo organismo), são ingeridos em uma quantidade maior para que a necessidade diária de nutrientes seja suprida.

Premium: Estas rações apresentam um bom custo-benefício. Com um teor nutricional um pouco mais elevado que o das rações normais, o cãozinho acaba ingerindo uma quantidade menor para sua saciedade, resultando numa economia final. Grande parte da composição é de farinha de carne e/ou de vísceras, aumentando o nível de absorção de nutrientes, contribuindo para um menor volume de fezes. O ponto de negativo é que, em algumas rações premium ainda encontramos corantes, conservantes e palatabilizantes artificiais, que não são muito saudáveis para seu cãozinho.

High Premium: Também conhecidas como premium especial, essas rações estão mais próximas das rações super premium, mas com um valor mais acessível. Nessa categoria estão as rações que possuem em sua composição proteínas de maior qualidade e digestibilidade, resultando numa menor ingestão diária da ração. Nas rações high premium é comum encontrarmos outros ingredientes como ômega 3, importante para a saúde da pele, atua no controle de reações inflamatórias e no sistema imune; sulfato de condroitina, para proteção das articulações, entre outros.

Super Premium: São as mais caras do mercado, porém, as de melhor custo benefício. Com ingredientes selecionados e proteínas de origem animal de melhor qualidade, a porção diária necessária para suprir as necessidades dos cães é bem menor.
Algumas rações super premium possuem opções sem grãos que, além de agradar o paladar dos cães, facilitam o processo de digestão e contribuem para o aumento da imunidade.
Algumas das rações super premium não possuem ingredientes transgênicos e já retiraram de suas composições os conservantes artificiais BHA e BHT, relacionados ao câncer e a problemas renais.

Ainda na dúvida de qual ração escolher para seu cãozinho? Aqui estão alguns ingredientes bastante prejudiciais a saúde deles…opte por rações que não os utilizem:

Corantes artificiais: só está lá para nos dar uma sensação de alimentação mais aceitável, Sem nenhum benefício para os cães, o uso de corantes está associado a alergias e até alguns problemas comportamentais.

Conservantes artificiais: os mais utilizados BHA e BHT, derivados do petróleo, esses conservantes estão associados ao aparecimento de câncer e infecções sistêmicas.

Transgênicos: alimentos transgênicos carregam herbicidas cancerígenos, tanto para humanos quanto para animais. Todas as embalagens de rações que contêm ingredientes transgênicos devem colocar um triângulo amarelo com T bem visível. Evite esse tipo de alimento, a saúde do seu animalzinho agradecerá.

Lembre-se de consultar o seu médico veterinário de confiança antes de tomar qualquer decisão que afete a saúde do seu bichinho!