Como ensinar meu filhote o xixi e cocô no lugar certo?

Como ensinar meu filhote o xixi e cocô no lugar certo?

Ensinar o xixi e o cocô não é uma tarefa tão difícil como parece, mas requer um pouco de dedicação e tempo. Pode levar até um mês de ensinamentos diários, levando em consideração a idade do seu cãozinho – quanto mais novo melhor, mas seu esforço será recompensado no final.

Confira essas dicas de Miguel, adestrador comportamentalista da Dog Moke Escola Parque, pra te auxiliar nesse treinamento:

. Selecione um local para as necessidades mais afastado de onde ele dorme ou come, dê preferência a um local de fácil higienização tipo banheiro ou uma área de serviço.
. Espalhe alguns tapetes higiênicos nessa área para aumentar a probabilidade de acertos (dependendo do tamanho de seu cãozinho, essa área pode ser maior ou menor).
. Leve seu cão para esse local quando ele estiver demonstrando que precisa ir “ao banheiro” – se você ainda não sabe, vamos te dar uma mãozinha: filhotes costumam usar o banho logo após acordar, uns 15 minutos depois de comer ou beber água, depois de um tempo maior de brincadeiras e, às vezes demonstram sua vontade ficando inquietos, girando, cheirando o chão e agachando-se.
. Deixe-o no lugar reservado nesses momentos e, se você tiver disponibilidade para ficar com ele até que ele faça algo, recompense-o com um petisco, com sua própria ração, com carinho e até usando palavras de incentivo, como “muito bem”, “boa menina”.
. Observe os tapetes que ele mais utilizou e, depois de aproximadamente uma semana, retire os tapetes que não foram usados, repetindo o mesmo processo de recompensas nos acertos.
. Depois de mais uma semana, retire mais alguns que não foram utilizados. Se nesse período ele fizer no espaço que ficou vazio, volte a colocar tapete no local – o objetivo é fazer com que ele associe suas necessidades ao tapete higiênico.
. Repita o processo até que ele esteja fazendo apenas no local que você deseja.

Pontos importantes:
. Para evitar erros, é interessante retirar outros tapetes da casa nesse período ou limitar o acesso de seu cãozinho a eles até que ele entenda que o lugar de fazer xixi é no tapetinho higiênico.
. Antigamente acreditava-se que brigar, passar o focinho do cão no local que ele fez errado e bater com o jornal no chão eram formas de ensinar o cachorro a fazer no local certo, mas ATENÇÃO, não faça isso! Essas estratégias vão fazer com que seu cão entenda que o ato de fazer xixi/cocô é errado e o levará a fazer escondido de você nos locais mais inusitados – embaixo da mesa/cama, no sofá, na própria caminha dele, por exemplo.
. Cães aprendem de verdade quando motivados positivamente.
Punir não é caminho, ensinar o certo sim!