Mitos que costumamos ouvir sobre cães

Mitos que costumamos ouvir sobre cães
Nix, aluna Dog Moke Escola Parque pelas lentes de Thiago Zanetti Fotografia

1. “Cães pequenos não precisam passear”

Essa é uma das maiores mentiras do universo canino. Muitos cães de pequeno porte tem uma enorme necessidade de gasto de energia e, dependendo do cãozinho, pode até demandar mais atividades que um cão de médio/grande porte.

2. “Se eu morasse em casa, eu teria um desse”

Muitas pessoas evitam ter cães de determinado porte ou raça por morar em apartamento ou achar que seu espaço é pequeno.Na verdade, não é o espaço que fará a diferença na vida do seu cão e sim, a quantidade e a qualidade de estímulos, exercícios e atividades que você oferecerá a ele. Afinal, quem gostaria de morar só em uma mansão de 10 quartos?

3. “Para ensinar o cachorro a não fazer xixi no lugar errado, tem que esfregar o focinho dele no xixi”

Ora, como seu cão vai aprender que o lugar é errado se você o punir sem o ensinar? Quando você repreende seu cão dessa forma, ele entende que o ato de fazer o xixi na sua frente é errado e vai começar a escolher outros locais para fazer xixi sem que você o veja e isso inclui camas, sofás, etc. Confere essas dicas aqui para te ajudar nesse processo.

4. “Não posso brincar de cabo de guerra com meu cão para ele não me dominar”

Mais um dos absurdos oriundos da Teoria da Dominância. Não, seu cão não vai te dominar se ele vencer no cabo de guerra. Aliás, essa é uma brincadeira muito saudável para eles e você pode utilizá-la para ensinar o “solta”, o “não” e alguns limites importantes.

5. “Meu cachorro não pode me encarar”

Atualmente, existem vários estudos que relacionam o “encarar” do cão como uma demonstração de empatia e não tem nada de errado em seu cão querer comunicar-se com você através do olhar.

E aí, quantos desses mitos você já ouviu?