Comida de panela x alimentação natural

Comida de panela x alimentação natural
Dom se deliciando com alimentação natural crua com ossos

Mas afinal, o que é alimentação natural para cães e gatos?
Há quem pense que oferecer uma carne ou um franguinho misturado à ração ou um arroz com cenoura e carne é oferecer uma alimentação mais natural; mas na verdade não é.
A alimentação natural é uma dieta livre de alimentos industrializados com balanceamento ideal para seu pet.
Atualmente, muito se fala em alimentação natural e é comum surgirem algumas dúvidas sobre isso. Então vamos citar alguns pontos importantes:

Não é resto de comida: oferecer “comida de panela” não é a melhor dieta para seu animalzinho. Cães e gatos precisam de alimentação balanceada de acordo com as necessidades deles, seja ração ou alimentos não industrializados.
Rica em nutrientes: a alimentação natural, elaborada pelo médico veterinário capacitado ou pelo zootecnista é uma dieta pensada para suprir tudo que seu pet necessita.
Variedade: dentro da alimentação natural existem alguns tipos de dieta: cozida, crua sem ossos, crua com ossos, que podem contar com um cardápio bem variado, estimulando todos os sentidos de seu pet e aumentando a aceitação dele.
Palatável: qual bichinho que não enlouquece sentindo o cheiro da nossa comida? Imagina uma alimentação apropriada para eles, basicamente com os mesmos ingredientes que utilizamos para humanos?
Hidratação: enquanto a ração seca possui em torno de 10% de água em sua composição, a água na alimentação natural chega a 70%, promovendo uma maior ingestão de água e auxiliando na prevenção de várias doenças.

As vantagens da alimentação natural são muitas, mas é preciso estar preparado para fazer a transição da alimentação de seu pet para ela.
É necessário ter um espaço no freezer para estocar a alimentação já pronta, seja ela feita pelo tutor ou comprada; as dietas têm durabilidade de até 3 dias em geladeira e é preciso organizar seu tempo para que não tenha atrasos na produção.
Os benefícios a curto, médio e longo prazo são enormes…a alimentação natural, quando bem elaborada, previne uma série de doenças, porém, o investimento pode ser um pouco maior do que o gasto com a ração.

Caso você tenha intenção de migrar para alimentação natural, faça com muita responsabilidade. Procure um profissional habilitado, estude sobre o assunto, tire suas dúvidas com quem já fornece alimentação natural e veja se na sua rotina esse tipo de alimentação se encaixa.
Quem ama cuida!