Você sabia que cães e gatos também sofrem com obesidade?

Você sabia que cães e gatos também sofrem com obesidade?

Cães e gatos também podem sofrer com a obesidade.
Pouco atividade física, alimentação à vontade, petisco em excesso e aquelas misturinhas na ração ou sachês para incentivar o animalzinho a comer são alguns dos fatores que contribuem para o excesso de peso.
A vida moderna coloca cães e gatos em apartamentos e sem muitas possibilidades de gastarem tudo que consomem. Muitos pets sequer vão à rua diariamente e alguns só dão o “passeio do xixi”.
Mas o grande problema da obesidade não é nem o excesso de peso em si e sim o que ela pode trazer como consequência.
Doenças metabólicas como diabetes e hipotireoidismo, doenças respiratórias como colapso de traqueia e asma, problemas cardiovasculares e doenças nas articulações podem ser desenvolvidos devido à obesidade, reduzindo o bem-estar do seu cão r gato e até mesmo diminuindo sua expectativa de vida.
Mas o que fazer pra prevenir a obesidade?
– Manter uma frequência de exercícios físicos; fazer caminhadas ou praticar um esporte como o agility com seu cão; adaptar em casa um circuito de prateleiras para seu gatinho escalar e brincar com ele, estimulando-o a se movimentar.
– Oferecer a quantidade recomendada de ração ou alimentação natural para manutenção de seu peso. Caso tenha dúvidas, consulte seu médico veterinário para saber qual o peso ideal de seu pet.
– Restringir alimentação fora de hora.
– Controlar a quantidade de petiscos a ser fornecida ao longo do dia.
– Verifique com seu veterinário a necessidade de mudança na alimentação (para uma ração especial ou uma dieta com menor índice de carboidratos).
Nossos animais de estimação dependem de nós para garantir sua saúde. Eles não sabem a quantidade ideal a ser consumida em uma refeição e nem se exercitam sozinhos; eles contam conosco para cuidar da vidinha deles. E quem ama, cuida.
Então, vamos cuidar para melhorar cada vez mais,  saúde de nossos pets.

Quer dar sua sugestão ou contar a história do seu bichinho? Envie um e-mail para cadernoanimal@gmail.com