Novembro Azul Pet – animais também podem sofrer com câncer de próstata

A campanha Novembro Azul, que visa a conscientização da prevenção contra o câncer de próstata também tem a sua versão pet. 

Cães e gatos machos, não castrados ou castrados tardiamente, também podem desenvolver doenças na próstata, como a hiperplasia prostática, prostatite e a formação de tumores. 

Apesar de serem mais comuns em animais com mais de oito anos, é importante manter um check-up anual no veterinário para evitar que qualquer doença seja descoberta em um estágio mais avançado. 

Fique atento aos sintomas:

Entre os sintomas de câncer de próstata que os animais podem apresentar estão: dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou gotejamento de sangue pelo pênis, dificuldade para evacuar, dor abdominal, perda de peso, dificuldade de locomoção. 

Prevenção:

A melhor maneira de prevenir o avanço de tais doenças é manter um acompanhamento frequente no médico veterinário que orientará em quais os exames deverão ser feitos para detectar possíveis alterações logo no início, aumentando a possibilidade de tratamento. 

Tratamento:

O tratamento para o câncer de próstata inclui cirurgia para retirada total ou parcial da próstata, castração e radioterapia.

Mantenha a saúde do seu animalzinho em dia. 

Consulte seu médico veterinário!