Pensando nas crianças, pais devem evitar excesso de peso nas mochilas

Sobrepeso da bolsa e a má distribuição do material podem acarretar problemas na coluna. Ideal é que não ultrapasse 10% do peso corporal.

Cerca de 80% da população já sofreu ou sofrerá com dores nas costas. A maioria é causada por posturas e hábitos inadequados, que desencadeiam problemas mais sérios na coluna. No período de volta às aulas, é importante que os pais fiquem atentos ao peso das mochilas e orientem os estudantes a manterem posturas adequadas durante as atividades escolares.

Hoje em dia, é comum os alunos carregarem mochilas com excesso de peso devido à quantidade de livros e materiais didáticos exigidos pelas escolas. “O sobrepeso da bolsa e a má distribuição do mesmo dentro do acessório afeta a postura do estudante, pressionando a coluna e podendo gerar problemas como a escoliose, hipercifose e hiperlordose. O ideal é que a carga da mochila não ultrapasse 10% do peso total da criança ou do adolescente”, adverte a fisioterapeuta Marluce Maia, da Equilibra.

Também é importante ter atenção à postura ao estudar para evitar dores e incômodos. “Devemos ficar atentos em como fazemos nossas atividades diárias para ter uma postura correta e manter o equilíbrio do corpo, evitando desgaste desnecessário às estruturas osteomusculoligamentares”, orienta a fisioterapeuta.

A dica é sentar com os pés paralelos e apoiados no chão, deixando joelhos e articulações do quadril flexionadas a 90°. Manter a coluna ereta, sentando sobre os ísquios (ossos da bacia) e com as costas apoiadas no encosto da cadeira, aproximando-a da mesinha, caso seja uma carteira. Já diante do computador, atenção para que o monitor esteja com o meio da tela na altura dos seus olhos e os cotovelos flexionados a 90°.

De acordo com o ortopedista do Hapvida Saúde, Luciano Lira, é preciso ter cuidado constante com as crianças. “O ideal é que até os 10 ou 12 anos, quando é o período do estirão, seja utilizada uma mesinha para evitar o vício de escrever de lado. Além disso, no caso das carteiras de braço, é necessário analisar se as crianças estão utilizando a que é adequada para elas, principalmente as canhotas, para não ficarem com a postura comprometida por escreverem do lado contrário da carteira”, explica.

Segundo Marluce Maia, uma boa postura favorece a organização do corpo, deixando-o mais funcional e eficiente, evitando lesões e dores na coluna. “Para prevenir os problemas de coluna gerados pelas posturas inadequadas é necessário que haja uma reeducação de hábitos inadequados, principalmente entre as crianças. Isso pode evitar problemas na vida adulta”, afirma a fisioterapeuta da Equilibra, pioneira no Pilates na Paraíba.

Para prevenir e tratar dores e lesões na coluna de crianças e adolescentes são indicados métodos como a Reeducação Postural Global (RPG) e o Pilates, que trabalha, entre outros fatores a  conscientização corporal e o realinhamento da coluna.

Como utilizar a mochila de forma correta

– O peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso das crianças ou jovens.

– Os itens mais pesados devem ser colocados no espaço principal da mochila;

– O fundo da mochila deve ficar apoiado bem na curva da região lombar da coluna, para não influenciar na postura do estudante;

– O aluno deve carregar a mochila usando as duas alças e não posicioná-la apenas em um dos ombros para que o peso seja bem distribuído;

– Se for preciso carregar uma mochila com peso superior ao recomendado, prefira mochilas de rodinhas. Mas atenção: o puxador não deve ser maior nem menor que a altura do braço estendido do estudante. Além disso, é aconselhável alternar os braços, evitando o esforço excessivo em um dos lados.