Macaco-prego na Bica faz ‘selfie’: entenda o que pode provocar interação animal com câmeras

Vídeo de macaco-prego interagindo com câmera no zoológico da Bica, em João Pessoa, repercutiu na internet.

Reprodução/g1

Um macaco-prego que vive no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, protagonizou um momento de fofura. Ao ver uma câmera de segurança instalada no local, ele resolveu fazer uma ‘selfie’, sorrindo. As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (20).

O macaco de chama Mi, e mora na Ilha dos Macacos da Bica, na parte central do parque. O vídeo foi captado na segunda-feira (18), pouco antes de Mi conseguir fugir do lugar.

Apesar da repercussão da selfie de Mi, o macaco da Bica, imagens como esta não são raras. Vários animais costumam interagir com câmeras. O Jornal da Paraíba procurou um especialista para explicar o comportamento.

Thiago Nery, médico veterinário e chefe do zoológico da Bica explicou que a interação de Mi e de vários outros animais com a câmera pode ser justificada pela curiosidade despertada pelo objeto.

No caso de Mi, ele viu a câmera, sorriu e ainda tentou morder a câmera e levar o objeto com ele. A câmera foi instalada há pouco mais de duas semanas, e por isso, o macaco ainda não está totalmente habituado com o objeto.

A câmera chegou como novidade. As lentes convexas tendem a ter um grau, e como o macaco tem uma visão semelhante com a do ser humano, ele consegue ver o reflexo também e fixa o olhar, dando a impressão que ele está olhando para a câmera”, explica.

MI MACACO
Reprodução/g1

O veterinário também explicou que provavelmente animais de outras espécies, como aves, também costumam ser flagrados em imagens de circuito de câmeras por conta do posicionamento das câmeras.

Eles têm a curiosidade despertada a partir dos locais que as câmeras ficam, como em pontos mais altos, por exemplo”, diz.

Mi, o macaco-preto da Bica, também costuma interagir com humanos. Thiago Nery afirma que ele e todos os outros animais que moram no zoológico se sentem mais à vontade quando o lugar está em silêncio. E, apesar de ser dócil, Mi também tem a fama de ser esperto.

O Mi é interessante porque ele sabe que não pode aceitar comida, por exemplo, mas fica de olho quando os funcionários não estão perto pra tentar se aproximar do público e pegar alimento… É muito interessante o comportamento dele”, conclui.