Cachorros da raça pitbull são abandonados em Campina Grande; tutores podem responder criminalmente

Segundo Centro de Zoonoses da cidade, pelo menos quatro denúncias de abandono foram recebidas nas últimas semanas.

Cachorros da raça pitbull são abandonados em Campina Grande / Reprodução/TV Cabo Branco

O Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande registrou um aumento nos casos de abando de cachorros da raça pitbull na cidade. Segundo o órgão, pelo menos quatro denúncias de abandono de pitbulls foram recebidas nas últimas semanas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que também faz o resgate dos bichos, os casos são recorrentes e geralmente se dão pelo estigma de agressividade da raça pitbull. Na maior parte dos casos, os animais estão com a saúde debilitada, precisando de assistência veterinária.

O Tenente Laseon Silva, do Corpo de Bombeiros em Campina Grande, explicou que em um dos resgates cidade, o tutor foi aguardado mas não apareceu e o cachorro precisou ser levado para o Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande.

Aretuza Nascimento, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande, explicou que o abandono de cachorros é recorrente na região. Segundo ela, esses animais vivem em situações que podem aflorar a agressividade, e são tão vítimas quanto a população.

O animal é tratado para que seja agressivo e é mais uma vítima, além da população. Pedimos que os tutores tenham mais responsabilidade”, disse.

A coordenadora também explicou que os tutores podem ser responsabilizados criminalmente em casos de abandono e também de ataque animal. Ou seja, caso o animal esteja solto e ataque um ser humano ou outro bicho, o tutor pode responder criminalmente.

Além de responder pelo abando também respondem pela guarda do animal. É responsabilidade do tutor ter o animal até o fim de sua vida, ou conseguir outra adoção, mas não abandona”, explica.

A população de Campina Grande pode denunciar casos de abandono animal junto ao Centro de Zoonoses do município, através do telefone (83) 3310-7062. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado, pelo telefone (83) 3310-9396.