Proibido para cães: cuidado com alimentos tóxicos!

Sabia que algumas comidas e bebidas são considerados tóxicas e nunca devem ser ingeridas pelos cães? Veja lista de alimentos proibidos para cachorros.

Alimentos para cães. Foto: Pet Bakery JP/Divulgação

Cães sabem como nos dobrar. Nos olham com aquele olhar triste que deixa quase impossível a tarefa de recusar um pedaço de nosso lanche. Mas sabia que algumas comidas e bebidas são proibidas para cachorros, pois são considerados tóxicas e nunca devem ser ingeridas pelos cães?

É preciso ter cuidado ao ceder à tentação, alguns alimentos são potencialmente tóxicos para eles.

Além destes, existem outros alimentos perigosos para seus pets como ossos de aves cozidos, sementes de maçãs e peras e bebidas alcoólicas.

Caso seu cãozinho tenha ingerido algum destes alimentos por acidente, mantenha-o em observação e, se possível, leve-o ao veterinário ao menor sinal de desconforto. 

Vamos conhecer alguns desses alimentos?

Alimentos proibidos para cachorros

 Chocolate

O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que não é metabolizada pelo fígado dos pets e pode ficar ativa no organismo causando uma intoxicação grave, chegando a ser letal mesmo com a ingestão de pequena quantidade.

Cebola

A cebola contém um composto químico que pode causar um tipo de anemia severa nos pets. Evite fornecer qualquer alimento que tenha cebola em sua composição, como papinhas de bebê, molhos e salgadinhos acebolados.

Nozes de macadâmia

Estas nozes são bastante tóxicas, podendo causar um quadro de fraqueza, depressão, vômitos e tremores em até 12 horas após a ingestão. Outras castanhas como a castanha-do-Pará, nozes e amêndoas não são tão tóxicas, porém, devem ser oferecidas com moderação devido ao alto índice de gordura. 

Uvas e passas A causa ainda é desconhecida, mas é sabido que a ingestão de uvas e passas pode resultar em falência renal, mesmo em pequena quantidade. Os sinais clínicos se manifestam de 6 a 24h após a ingestão e incluem diarreia, falta de apetite, dor abdominal, fraqueza, tremores e desidratação. 

Café, chá-preto

Podem causar alterações cardíacas.

Xilitol

Sua ingestão pode resultar em hipoglicemia, convulsões e vômitos, dependendo da quantidade ingerida.