Dia mundial da saúde ocular – pets também tem problemas de visão

Dia mundial da saúde ocular - pets também tem problemas de visão
Gaia – Arquivo pessoal

Hoje, dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular – e não são só os humanos que podem sofrer com doenças oculares, pets também podem apresentar algumas patologias que podem acarretar a perda da visão.  

Os motivos que podem levar ao desenvolvimento de doenças oculares são vários: predisposição genética de algumas raças, traumas, sequelas de doenças metabólicas, degenerativas ou infecções, são alguns deles.

Algumas das doenças mais comuns em cães são:

Glaucoma – uma das doenças mais encontradas, o glaucoma pode levar à cegueira rapidamente. Ele resulta em um aumento da pressão intraocular, prejudicando a irrigação da retina e do nervo óptico, resultando em dor, aversão à luz e aumento do globo ocular. O tratamento varia de acordo com o que animal apresenta, pode ser o uso de medicamentos para aliviar a pressão ou até mesmo a extração do globo ocular em casos mais graves. Pode ser adquirida ou congênita; as raças com maior predisposição são akita, basset hound, boston terrier, cocker spaniel, poodle e bulldog francês.  

Catarata – é a principal causa de cegueira em animais (e em humanos!). Acomete principalmente animais idosos, mas também pode ser encontrada em jovens. Caracteriza-se pela opacificação do cristalino – a lente dos olhos – impedindo a chegada de luz até a retina, prejudicando a visão e levando à cegueira. Alguns dos fatores relacionados  ao aparecimento da catarata são a idade avançada, traumas, inflamações oculares, predisposição genética e diabetes; as raças comumente afetadas são poodle, golden retriever, labrador retriever, schnauzer miniatura e cocker spaniel. O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, que pode recuperar a visão em 90 a 95% dos casos. 

Protrusão da Terceira Pálpebra – conhecida também como “olho de cereja”, é uma inflamação da glândula lacrimal que ocasiona em aumento de tamanho e a tira da sua posição anatômica, tornando-a visível.  Além do inchaço, outros sintomas podem aparecer como coceira e  diminuição ou aumento da produção de lágrimas, deixando o olho muito seco ou fazendo lacrimejar mais. Para tratamento, o médico veterinário pode receitar o uso de antiinflamatórios e antibióticos e, dependendo do caso, uma cirurgia simples para colocar a glândula no seu lugar de origem. 

Fique atento aos sinais apresentados por seu pet e, se perceber algum sintoma como vermelhidão, inchaço, coceira e/ou secreção, leve o seu animalzinho ao médico veterinário – quanto mais cedo detectar esses probleminhas é melhor para o seu bichinho.