Seu gato está fazendo xixi pela casa? Saiba o que fazer para evitar

Tutores de gatos às vezes se deparam com uma situação muito desagradável: urina no sofá, camas, mobília e até nas paredes. Com odor marcante, o xixi do gato fica impregnado naquela região.

Seu gato está fazendo xixi pela casa? Saiba o que fazer para evitar
Stella, srd, 7anos – Tropa de Cãolite.

Tutores de gatos às vezes se deparam com uma situação muito desagradável: urina no sofá, camas, mobília e até nas paredes. Com odor marcante, o xixi do gato fica impregnado naquela região.
Gatos apresentam esse comportamento por vários motivos…marcação de território, estresse e até problemas de saúde.
Mas o que podemos fazer pra minimizar ou solucionar esse problema?

Castração
Gatos são territoriais e gatos não castrados, sendo machos ou fêmeas podem urinar fora da caixa de areia para delimitar seu território. Castrar seu gato ou sua gatinha irá resolver esse problema caso a marcação seja o motivo da urina fora do lugar.

Caixa de areia
O tamanho da caixa de areia e o tipo da areia também podem levar o seu gato ao erro. Procure saber se o tamanho da caixa está ideal para seu felino e se ele gosta do tipo de areia que você escolheu. Casas com mais de um gato precisam de mais de uma caixa de areia – o recomendado é que tenha uma caixa a mais que o número de gatos.

Higiene e local
Gatos são animais muito limpinhos e não gostam de areia suja. Manter a caixa de areia limpa irá ajudar seu gato não querer procurar outro lugar para fazer suas necessidades.
O local onde está a caixa de areia também é importante – procure deixá-la longe de onde ele dorme e da alimentação de seus gatinhos.

Estresse
Gatos estressados ou incomodados com alguma situação – mudança de rotina, viagem, chegada de novo membro, por exemplo – podem demonstrar sua insatisfação através de urina e fezes fora da caixa de areia. É preciso descobrir o foco do estresse para buscar soluções. Utilizar sprays ou difusores de feromônios que existem no mercado pet para aliviar o estresse pode ser uma alternativa para esse problema.

Consulte seu veterinário
Se você já buscou todas essas alternativas e não resolveu seu problema, seu gatinho pode estar precisando da ajuda de um médico veterinário. Necessidade de ajustes na alimentação ou problemas relacionados ao trato urinário podem estar afetando seu bichano.

Nós tutores precisamos estar atentos a todos os alertas que nossos pets nos dão.
Eles se comunicam através de sinais comportamentais e é nossa responsabilidade tentar entendê-los e dar assistência às suas necessidades.