Hora do passear: o que você precisa saber para um passeio seguro

Hora do passear: o que você precisa saber para um passeio seguro
Jaca em seu passeio matinal, apreciando a paisagem e fofocando a vizinhança

O mais importante é saber que cães, independentemente do tamanho, precisam passear.
Mesmo que seu cãozinho tenha bastante espaço, ele precisa ter essa “mudança de ares”. É saudável para ele.
Cães que passam a maior parte do tempo dentro de casa, sem explorar outros ambientes, sem interações fora do do seu espaço podem desenvolver alguns problemas de comportamento por falta de socialização e também por excesso de energia.
Para que esse passeio seja bom para ele, temos algumas dicas:

Deixe seu cãozinho cheirar!!! Cães conhecem o mundo através de informações captadas pelo olfato. O ato dele cheirar os locais por onde passa, descobrindo novos odores e identificando os já conhecidos é um exercício mental para ele.

Evite que ele se aproxime de outros cães na guia. Nem todos os cães gostam ou sabem interagir com outros animais e, na guia, a possibilidade de conflito é maior. É preciso entender linguagem e comportamento canino para que essas interações ocorram de forma segura.

Não deixe seu cãozinho solto. Cães são como crianças pequenas; agem inesperadamente e nem sempre teremos tempo ou habilidade para evitar que um incidente aconteça. A fuga pra rua, uma bicicleta que perdeu o freio, um cão que fugiu de alguma casa…são inúmeras possibilidades e nosso papel é protegê-los para minimizar os riscos de algo ruim acontecer.

Use plaquinha de identificação sempre. Já pensou se a coleira destrava ou arrebenta e ele corre pra longe de você sem estar identificado?
Esteja atento ao que está no caminho do seu cãozinho – restos de comida e ossos podem ser perigosos se forem ingeridos.
Tudo pronto para ir à rua com seu cão? Bom passeio e aproveitem!