Esportes com cães: Canicross

Dog and man taking part in a popular canicross race

Vamos iniciar nossa série de esportes com cães por um dos esportes que não necessita de muita estrutura específica,  o CANICROSS.
Esse esporte originou-se na Europa na década de 80, quando um veterinário francês começou a utilizá-lo para socialização de cães.
Em 1986 houve a primeira competição de canicross, organizada pelo médico veterinário dr. Gilles Pernound, o inventor dessa prática esportiva.
O canicross consiste em uma corrida em terreno rústicos; para sua prática é necessário que tutor utilize um cinto se conecta a um colete de tração do cão através de uma guia elástica que minimiza o impacto da tração em ambos. A utilização do equipamento correto é necessária para que não haja nenhuma lesão nem o cãozinho e nem no condutor.
Qualquer pessoa e cães que não tenham restrições para a corrida podem praticar o canicross, lembrando que existem alguns cuidados a serem tomados com a saúde do cãozinho antes e depois dos exercícios.
Algumas dicas para quem quer iniciar nesse esporte:
-Treine seu cãozinho para andar à sua frente, uma vez que no esporte, ele terá que puxá-lo.
-Ensine-o algumas palavras para orientação (direita, esquerda, em frente, pare, por exemplo). Isso pode ajudá-lo durante o percurso.
-Finalize o treino quando seu cãozinho estiver no auge da atividade. Não espere que seu cão perca o interesse ou se chegue à exaustão – isso poderá fazê-lo associar o esporte a algo negativo.
-Respeite um intervalo de pelo menos 5 horas entre a alimentação e o treino para evitar o risco de seu cão sofrer uma torção gástrica.
-Mantenha seu cão hidratado, porém, durante o treino, ofereça gelo ou poucas lambidas na água; o excesso de água durante do treinamento ser evitado.
-Aumente o tempo de treino e a distância gradativamente e verifique os coxins (a almofadinha das patas) de seu cãozinho. Caso ele se machuque, interrompa o treino e aguarde sua recuperação para que ele possa voltar a treinar.

Caso não saiba por onde começar, não hesite em procurar profissionais da área que possam te orientar.
Veterinário para liberar seu cão para a prática da atividade física, adestrador para te auxiliar na condução de seu cão e até um personal trainer para melhorar seu condicionamento físico.