Como manter a decoração de Natal em casas com cães e gatos?

O Natal está chegando e com ele chegam todos esses enfeites maravilhosos e muitas luzes.

Mas muitos tutores de pet sabem o quanto é difícil manter alguns bichinhos distantes dos enfeites.

Para tutores de cães essa tarefa de manter a decoração é até mais fácil – treinar o cãozinho para não mexer e oferecer alternativas de brinquedos ajudam a manter a decoração intacta.

Papais e mamães de gatinhos, esses sim tem um trabalho árduo! Gatinhos tendem a subir em móveis, arranhar objetos e tudo que se mexe passa a ser sua “presa” – luzes piscantes, a ponta de um festão que balança com o vento, uma guirlanda com sinos – a decoração vira um parque de diversão.

Mas como manter a casa arrumada?

Para os cães, a orientação é treinar.

Se o seu cão ainda for um filhote, mostre a ele que os brinquedos deles são outros, sempre oferecendo algo que ele possa brincar que seja melhor que o enfeite e a sua decoração – bolas, pelúcias, ossos de nylon, mordedores desidratados – vale oferecer diferentes brinquedos e texturas para que ele se sinta bastante atraído.

Se é um cão adulto e já tem o hábito de mexer na decoração, é preciso entender se ele faz isso para chamar sua atenção e, assim como o  filhotinho, oferecendo brinquedos permitidos para que ele troque o que não pode pegar por itens permitidos e mais atrativos. Vale saber se esse cãozinho também tem o gasto de energia necessário para que ele não fique entediado e apronte. Pode levar um tempinho para que ele entenda que não pode bagunçar a decoração, mas insista – tenha paciência e tire um tempo para se dedicar ao treino dele para que dê certo.

Para os pais dos gatinhos esse trabalho é bem mais difícil, se eles já sobem na sua árvore, o cuidado nunca é pouco – principalmente, em relação a parte elétrica – acaba sendo um grande risco para os bichanos.

É preciso evitar que eles tenham acesso à árvore com as luzes na tomada por exemplo, luzes decorativas e enfeites pendurados são irresistíveis para os gatinhos.

Gere para seu pet muita brincadeira e distrações, dando a ele diversas opções além da brincadeira em sua árvore, presépio, etc; mas tenha em mente que, mesmo assim, ele ainda pode tentar brincar nela, então cuidado na hora de escolher os objetos que irão compor a sua decoração.