Você sabe quais são as necessidades básicas dos cães?

“Cachorro é melhor amigo do homem!”   Quantas vezes não ouvimos essa frase por aí?

Que cães são companheiros fiéis é um fato – mas será que eles estão felizes apenas com esse posto de melhor amigo?

Cães tem necessidades básicas que devem ser atendidas, além do carinho e do lugar do sofá. Você saberia dizer o que faz o seu cão feliz e o que ele precisa de fato para uma boa qualidade de vida?

1. Alimentação

Ração ou alimentação natural, a alimentação de um cão influencia bastante em sua saúde e até no seu comportamento. Um cão que não está alimentado de forma correta, além de estar sujeito a um dano na sua condição física, pode apresentar problemas  comportamentais (devido a falta de manejo, carência ou excesso de nutrientes por exemplo).

2. Atividade Física 

Passeios que sejam voltados para seu cão (em shopping pra olhar as modas não vale!), esportes, caminhadas, contato com a natureza e outras atividades que possam fornecer para seu cãozinho exercícios regulares são ótimos para gasto de energia.

3. Atividade mental 

Além dos exercícios físicos, cães também precisam exercitar a mente. Jogos de tabuleiro  específicos para cães, momentos de treino (positivo, é claro!), oferecer a porção diária da alimentação em brinquedos recheáveis (caixas de papelão ou envelopes de papel também serve) são atividades que podemos oferecer para atender essa necessidade dos cães.

4. Interação social 

Cães são animais sociais – eles precisam de interação, seja com humanos ou com outros cães (desde que de forma segura).

Existe uma ilusão de que cães que moram em casas e tem mais espaço são mais felizes – não se iluda! O que importa pro seu cão não é o espaço que ele tem e sim a interação que você terá com ele naquele espaço. No geral, cães não brincam sozinhos, eles buscam parceiros de brincadeiras e a qualidade de vida do seu cão será maior se  você puder se dedicar um tempinho a ele todos os dias. Como anda a vida do seu cãozinho? Ele tem todas as necessidades básicas atendidas?