João Pessoa sedia em junho Encontro de Software Livre da Paraíba

Comunidade de Tecnologia da Informação voltará seus olhos para João Pessoa entre os dias 19 a 21 de junho.

Da Redação
Com informações da Assessoria do evento

A comunidade de Tecnologia da Informação voltará seus olhos para João Pessoa entre os dias 19 a 21 de junho. A cidade sediará neste período a terceira edição do Encontro de Software Livre da Paraíba, em evento a ser realizado na Estação Ciência, Cultura e Artes Cabo Branco. Sob o lema “Liberdade no extremo”, o ENSOL se consolida no calendário de eventos de Tecnologia da Informação e contará com nomes expressivos no cenário nacional, como Julio Neves, Anahuac de Paula Gil, Luis Felipe Costa, Corinto Meffe e Sérgio Amadeu.

O ENSOL, que já trouxe Jon "Maddog" Hall, ícone do mundo da informática, desta vez trará como atração internacional o ativista Richard M. Stallman, criador e maior defensor da causa do Software Livre, movimento organizado que defende que qualquer pessoa deve ter a liberdade de executar, copiar, estudar, modificar, melhorar e distribuir qualquer programa de computador.

Stallman publicou seu “Manifesto GNU” na década de 80 e deslanchou o movimento do Software Livre no mundo criando a Free Software Foundation <http://www.fsf.org> (Fundação Software Livre). Também autor da GPL – GNU General Public License, a licença livre mais usada no mundo, Stallman se dedica ao ativismo político em prol do Software Livre.

Compromisso social

Na defesa pela liberdade de conhecimento, profissionais, acadêmicos e simpatizantes passarão três dias trocando experiências à luz de temas de interesse da sociedade: desenvolvimento, segurança, governo, educação, inclusão digital e social, negócios e ecossistema do Software Livre. Um conjunto que permite um amplo espectro de discussões sobre a relevância do Software Livre para a sociedade.

O ENSOL é organizado pelo G/LUG-PB, Grupo de Usuários Linux da Paraíba, com patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e apoio de empresas e instituições do setor. Para conferir a programação e inscrever-se no evento, acesse www.ensol.org.br.